INSCRIÇÕES ABERTAS!

blog

Sharing Experience: Depoimento Beatriz Gomes

Confira o depoimento da aluna Beatriz Gomes, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCSal, que foi recém aprovada para o Programa de Mobilidade Acadêmica:

“O processo de submissão para mim criou muitas expectativas positivas. Ao me inscrever, e  notar que havia apenas uma vaga para o curso de Arquitetura e urbanismo nos editais  anteriores, percebi que seria algo que eu precisava me dedicar muito. A partir de 2019 comecei  a observar os editais e o que era necessário para ser aprovada no processo seletivo. A partir  disso comecei a me esforçar para ser aprovada. Entrei para o grupo de pesquisa, entrei como  voluntária de iniciação científica, logo depois dei início a minha própria pesquisa, escrevi artigos  que foram publicados, fiz monitoria da SEMOC, e elevei consideravelmente minhas notas para  atingir uma média global alta.  

 Com isso, pretendia me inscrever no edital de 2021.1, mas infelizmente meus planos foram  adiados por conta da pandemia do Covid-19. Quando o edital de 2021.1 foi cancelado eu fiquei  arrasada e preocupada, pois já estava no oitavo semestre do curso, mas apesar do conflito  interno, eu não desisti. Continuei com o plano em mente e iria aguardar o próximo edital para  me inscrever e ser aprovada.  

 E assim aconteceu. Me inscrevi, anexei os documentos e comprovantes, e quando menos eu  esperava recebi um e-mail de confirmação da primeira reunião para os estudantes aprovados no programa de mobilidade acadêmica internacional. Meu coração parou ali mesmo, em plena manhã de terça feira, durante minha aula de projeto, a minha vida havia acabado de mudar. O início do meu sonho havia começado.  

Beatriz

A partir daí, começamos a ter as primeiras reuniões com os aprovados, orientadas por Roberta.  A primeira reunião foi um momento em que a minha ficha caiu. No segundo semestre de 2019,  quando eu estava pesquisando sobre o programa de mobilidade acadêmica, fui até a Sala de Roberta pela primeira vez para tirar dúvidas sobre como funcionava aquilo tudo. Nesse dia, ela  estava com os aprovados daquele edital em sua sala, checando documentos para submissão do  visto. Me ver na sala dela 2 anos depois, sendo uma das aprovadas me fez perceber que todo  esforço valeu a pena, e que o sonho estava de fato se concretizando.  

 As reuniões são sempre muito produtivas, tiramos muitas dúvidas sobre absolutamente tudo,  mas sempre com um foco específico em cada reunião. No primeiro encontro nós estávamos descobrindo como tudo funcionava, logo depois os assuntos foram ficando mais específicos,  como o processo de submissão da universidade de destino, e do visto. 

 A maior dificuldade que encontrei, além de lidar com a ansiedade de tudo isso, foi a  documentação do visto. Como não tenho muito contato com esse tipo de burocracia, me  confundi com algumas coisas, mas todos fomos muito bem orientados nas reuniões, e as dúvidas  foram esclarecidas. No final, o processo de submissão da universidade, e do visto deram certo.  

Beatriz 2

Hoje, depois de comprar as passagens, e já ter contrato de aluguel no apartamento onde irei  passar os próximos 6 meses, o que me resta é aguardar, respirar fundo e receber esse presente  que a vida me proporcionou. 

 As expectativas da viagem são altíssimas, espero conhecer pessoas de vários países diferentes,  conhecer novas culturas, viajar, fazer amizades, e principalmente, estudar o que eu mais amo  numa perspectiva internacional. Tenho certeza que os frutos dessa experiência serão muito  positivos, e vão me marcar para o resto da minha vida.”, Beatriz Gomes.

Accessibility