INSCRIÇÕES ABERTAS!

blog

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu é conceito 4 na CAPES

A Universidade Católica do Salvador recebeu o conceito 4, do Programa de Pós-graduação em Território, Ambiente e Sociedade (PPG-TAS) na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES (2017-2020). O programa subiu a pontuação de 3 para 4 na última avaliação.

O resultado foi possível graças aos esforços do corpo docente qualificado, que se dedica no estímulo à produção de conhecimento, aos discentes que se empenham no desenvolvimento de pesquisas de grande relevância para a comunidade científica e na sua aplicabilidade para a  sociedade, e também dos funcionários da nossa universidade, que contribuem com um ambiente de trabalho colaborativo para além do âmbito acadêmico.

Isso nos mostra que estamos no caminho certo, no contínuo aprimoramento da produção científica e difusão do conhecimento, no fortalecimento dos grupos de pesquisa, na inserção na sociedade, abrindo trilhas para a ampliação da cooperação com outras instituições do Brasil e para a internacionalização do nosso Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

O PPG-TAS agrega professores pesquisadores de excelência. Estamos construindo um programa robusto, no qual ensino, pesquisa e extensão se complementam, de forma articulada, aos grandes desafios do tempo que vivemos.

O programa se estrutura em duas linhas de pesquisa:

1) Sociedade, política, história e cultura em dinâmicas territoriais e ambientais;

2) Tecnologias, gestões organizacionais, sociais e planejamento: desenvolvimento e conservação da natureza, pensadas e tratadas nas suas relações.

As pesquisas se debruçam sobre temas relevantes da agenda pública nacional e internacional, como a sustentabilidade no contexto das emergências climáticas, a conservação da natureza, o direito à cidade e ao território, as cidades digitais, as relações e práticas urbanas e rurais, as questões étnico-raciais e de gênero na relação com o território, cidade e cultura, a gestão das águas e do saneamento, o planejamento urbano e regional, os impactos socioambientais de grandes projetos e outros temas.

O Programa assume as dinâmicas Territoriais, do Ambiente e da Sociedade como sócio-historicamente construída, a partir de relações políticas e culturais estruturantes dos padrões que conformam, de modo desigual, as condições de possibilidades de usufruto da natureza e das conquistas humanas no âmbito planetário como casa comum a todos os seus habitantes.

Parabéns a todas as pessoas envolvidas em nosso PPG-TAS! Vamos rumo à nota 5!

Accessibility