INSCRIÇÕES ABERTAS!

[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”3686″ img_size=”full”][vc_tta_tour][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”PROGRAMA” tab_id=”1657217138055-8dd741be-91af”][vc_column_text]

PROGRAMA


 

O Programa tem por objetivo principal a formação de professores, pesquisadores e agentes para o ensino, produção de conhecimento científico e atuação técnica sobre território, ambiente e sociedade na perspectiva de superação de visões dicotômicas entre natureza e sociedade, vislumbrando mudanças  nos padrões de vida com equilibração e garantia da biodiversidade que inclui o ser humano.

Neste sentido, os seus estudos, de foco multi e interdisciplinar, inter-relacionam os fenômenos territoriais às questões políticas, sociais e ambientais, em que a natureza integra a construção da identidade humana mediada pelo trabalho em relações que configuram sociabilidades entre os humanos na aproximação da natureza não humana. Historicamente, na relação homem/natureza, delinearam-se  padrões mais de dominação, e de disputa que de cooperação, acionando resistências e resiliências em toda a biodiversidade; a partir da dimensão humana, a biodiversidade explicita a natureza como cultura e como política.

Sua Área de concentração – Dinâmicas Territoriais, de Ambiente e de Sociedade – prioriza a problematização da dinâmica social e política que possa redundar em novos processos de planejamento, assumindo o território como uma instância socioespacial potencialmente integralizadora dos sujeitos históricos como seres da natureza, vislumbrando padrões ambientais socialmente mais justos e ecologicamente prudentes em diferentes escalas e contextos.

O Programa assume a temática das dinâmicas Territoriais, do Ambiente e da Sociedade como sócio historicamente construída, cujo substrato material é tecido por relações políticas e culturais estruturantes dos padrões comportamentais e institucionais que conformam de modo desigual as condições de possibilidades de usufruto da natureza e das conquistas humanas no âmbito planetário como casa comum a todos os seus habitantes. É nesta perspectiva o PPG enfatiza, para alcance do seu objetivo principal, aquisição de conteúdos e formação para pesquisa, construção de conhecimentos, formação crítica para atuação técnica, com posicionamento reflexivo e crítico no âmbito teórico das duas linhas de pesquisa.

Objetivos específicos conformam a trajetória para alcance do objetivo principal, a saber: Promover a aquisição de conteúdos e formação para pesquisa mediante a oferta de disciplinas teóricas, instrumentais e de imersão em vivências de extensão compreendida como processo dialógico e interdependente.

Promover condições para alteridade do posicionamento reflexivo e crítico no âmbito teórico das linhas de pesquisa, mediante a participação em grupos de pesquisa,  realização de eventos científicos internos, eventos científicos associados a outros PPG e à comunidade não acadêmica.

Balizar a produção científica do PPG sob os parâmetros da área de Planejamento Urbano, Regional e Demografia / CAPES, à qual está vinculado, e ao posicionamento reflexivo, crítico, de inserção social e alteridade que constituem a área de concentração.

Coordenação

Profa. Liana Silvia de Viveiros 

E-mail: liana.oliveira@pro.ucsal.br

Telefone: 71 3203-8974 / 3206-7925

Endereço: Campus de Pituaçu – Avenida Prof. Pinto de Aguiar, 2589 – Bloco C – Pituaçu, CEP: 41.740-090 – Salvador / BA

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 08h30 às 16h30

Para acessar o Regimento clique aqui.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”LINHA DE PESQUISA” tab_id=”1657217138070-ad29272c-45ca”][vc_column_text]

LINHA DE PESQUISA


 

Sociedade, política, história e cultura em dinâmicas territoriais e ambientais 

Nessa linha examina-se o planejamento e a relação entre território, sociedade e ambiente através de pesquisas sobre territórios populares em resistência; planejamentos insurgentes; historicidade de agentes sociais internos, externos, individuais e coletivos nas questões econômicas, sociais e políticas, no desenvolvimento territorial; espaço público; projeto político na práxis da sociedade civil na relação com o Estado e direito à cidade; textualidades contemporâneas das cidades; dimensão metropolitana da questão ambiental no capitalismo rural e urbano; territorialidades rurais e urbanas nos contextos da justiça ambiental, da educação e dos povos tradicionais; produção de conhecimento científico por imersão em dinâmicas comunitárias rurais e urbanas; territorialidades e espiritualidade. 

Tecnologias, gestões organizacionais, sociais e planejamento: desenvolvimento e conservação da natureza

Nessa linha, o planejamento urbano e regional é examinado em diagnósticos e propostas que interrelacionam natureza, sociedade e Estado sobre: gerenciamento ambiental, gestão e padrões de articulação entre agentes públicos e privados em arranjos institucionais; instituições jurídicas; problemáticas ambientais e inclusão social pelo empreendedorismo; sistemas de governança e enfrentamento de desigualdades; tecnologias de geração de energia, captação de água e produção de alimentos nas cidades; expansão de área verde das cidades por meio de parques, arborização e ocupação de múltiplas superfícies; paisagens; processos de urbanização e transformações urbanas; políticas públicas; conservação da natureza.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”CORPO DOCENTE” tab_id=”1657217735361-f7ce2f61-cdae”][vc_column_text]

CORPO DOCENTE


 

Amilcar Baiardi

Graduação em agronomia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Pós-Graduação em Reforma Agraria y Desarrollo Rural pelo IICA-CIRA da OEA; Mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Doutor em Ciências Humanas pela UNICAMP, tendo realizado o pós-doutorado na área de história das políticas de ciência e tecnologia no IMSS, Firenze, Itália em 1994. É membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia. 

Currículo Lattes: Clique aqui!

André Alves Portella

Bolsista de produtividade do CNPq (PQ2); Mestre e doutor em Direito Financeiro e Tributário pela Universidad Complutense de Madrid; Advogado e Consultor Tributário de empresas, cooperativas e Municípios no Estado da Bahia; coordenador do NEF – Núcleo de Estudos em Tributação e Finanças Públicas; Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UCSal; Avaliador do INEP/BASiS; Ex-Conselheiro do Conselho de Assuntos Fiscais e Tributário (CAFT) da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB); 

Currículo Lattes: Clique aqui!

Aparecida Netto Teixeira

Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP (2004); Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAUUSP (1998). Foi coordenadora de Fomento à Produção de Habitação Popular, da Secretaria de Habitação da Prefeitura Municipal do Salvador/BA, de 2005 a 2008. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gestão Democrática das Cidades (CNPq/UCSAL). 

Currículo Lattes: Clique aqui!

Cristina Maria Dacach Fernandez Marchi

Possui graduação em Administração; Mestrado em Planejamento Urbano e Regional e Doutorado em Geologia, cuja tese tratou sobre a sustentabilidade ambiental junto ao manejo e gestão dos resíduos sólidos urbanos. Realizou Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Latino Americanos da Universidade de Estocolmo na Suécia. Atualmente é pesquisadora da Universidade Católica do Salvador, como líder do Grupo de pesquisa em Gestão Ambiental e Desenvolvimento de Empreendimentos Sociais GamDes. 

Currículo Lattes: Clique aqui!

Cristina Maria Macêdo de Alencar

Doutora em Ciências Sociais e Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e Mestrado em Ciências do Desenvolvimento Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Salvador; Graduação em Ciências Econômicas também pela Universidade Católica de Salvador. Lidera o grupo de pesquisa Desenvolvimento, Sociedade e Natureza; Integra as seguintes redes: Rede de Estudos Rurais, Rede de Ciências Sociais e Barragens e Rede de Desenvolvimento, Ensino e Sociedade.

Currículo Lattes: Clique aqui!

Geraldo Jorge Barbosa de Moura

Professor e Psicanalista; Pós-Doutorado em Comportamento pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto/Portugal; Doutor em Ciências Biológicas pela UFPB-UFRN/Brasil e UBA/Argentina; Mestrado em Paleontologia pela UFPE/Brasil e UBA/Argentina; Especialização em Anatomia e Morfologia Humana pela UFPE/Brasil, Especialização em Zoologia pela UFRPE/Brasil, Aperfeiçoamento em Bioquímica pela UFPE/Brasil e Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela UFF/Brasil. 

Currículo Lattes: Clique aqui!

Laila Nazem Mourad.

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia PPGAU/UFBA (2011), com período na Université Paris-Dauphine – Paris IX (2009). Realizou pós-doutorado no PPGAU/UFBA (2012-2015). Mestre em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000), com intercâmbio acadêmico na Université Pierre-Mendès-France – Grenoble II (1998). Foi Diretora de Habitação Social da Região Leste II da cidade de São Paulo, Assessora Técnica a Movimentos Sociais e Populares e consultora do Instituto de Estudos Formação e Assessoria em Políticas Sociais-POLIS.

Currículo Lattes: Clique aqui!

Liana Silvia de Viveiros e Oliveira

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2018), pesquisadora do grupo de pesquisa Lugar Comum (UFBA) e coordenadora do grupo de pesquisa DCidade (UCSal). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1991) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2005). Foi Superintendente de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do estado da Bahia (2007-2011).

Currículo Lattes: Clique aqui!

Liliane Vasconcelos

Licenciada em Letras, pela Universidade Católica do Salvador (2001); Especialista em Letras, pela Universidade Federal da Bahia (2003); Mestre em Letras(Literatura), pela Universidade Federal da Bahia(2007); Doutora em Letras (Literatura Brasileira), pelo programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia, UFBA ,(2016). Doutorado Sanduíche no Programa de Pós- Graduação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPPUR/UFRJ(2015).

Currículo Lattes: CV: Clique aqui!

Maina Pirajá Silva

Doutora em Geografia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2017). Realizou pós-doutorado no PPG em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da Universidade Católica do Salvador – UCSAL (2019). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2012). Licenciada (2008) e bacharel (2009) em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora permanente, pesquisadora e coordenadora do PPG em Território, Ambiente e Sociedade da Universidade Católica do Salvador. Coordena o grupo de pesquisa GAM – Grupo de estudos de Áreas Metropolitanas – UCSAL.

Currículo Lattes: Clique aqui!

Manuel Vitor Portugal Gonçalves

Graduação em Ciências Biológicas (UCSAL); Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais (UNIJORGE); Especialização em Biotecnologia (UNYLEYA); Especialização em Engenharia Genética (UNYLEYA); Epecialização em Análises Clínicas e Toxicológicas (UNESA); Mestrado em Planejamento Ambiental (UCSAL) e doutorado em Geologia Ambiental, Hidrogeologia e Recursos Hídricos (UFBA). Docente da Rede Estadual de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA).

Currículo Lattes: Clique aqui!

Maya Constance Manzi Delaporte

Possui doutorado em geografia pela Clark University, Estados Unidos (2013); Mestrado em geografia pela McGill University, Canadá (2005); Graduação em geografia pela Université Laval, Canadá (2002). Realizou um pós-doutorado (2014-2016) no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPGAU-UFBA) em Salvador. Realizou um segundo pós-doutorado (2017-2019) interinstitucional e interdisciplinar no Mecila (Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America) em São Paulo.

Currículo Lattes:Clique aqui!

Moacir Santos Tinôco

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1995); Especialização em Turismo Ecológico, Gerenciamento Ambiental e Educação Ambiental, 1994, 1997 e 1999, respectivamente, pela UCSAL; Mestrado em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia (2004) e aperfeiçoamento em Biologia da Conservação de Anfíbios pela DWCT, Jersey (2006); Doutorado em Biologia da Conservação, com ênfase no Manejo da Biodiversidade do Durrell Institute for Conservation Ecology, Escola de Antropologia e Conservação na Universidade de Kent em Canterbury, Inglaterra, Reino Unido. Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação e professor adjunto da graduação e de pós graduação da Universidade Católica do Salvador.

Currículo Lattes: Clique aqui!

Pedro de Almeida Vasconcelos

Graduado em Geografia pela Universidade Católica de Pernambuco (1969), com mestrado em Urbanisme et Aménagement du Territoire – Université Catholique de Louvain (1973), Ph.D em Geografia – Université d´Ottawa (1985) e pós-doutoramento na Université de Paris IV – Sorbonne (1994-1995). Professor Titular em Geografia da Universidade Federal da Bahia, concursado (1986). Atualmente é professor do quadro permanente da Universidade Católica de Salvador.

Currículo Lattes: Clique aqui!

Silvana Sá de Carvalho

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1995); Especialização em Geoprocessamento pela Universidade Federal da Bahia (1996); Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2002); Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2006); Pós-Dooutorado no Programa de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da UCSAL.  Atualmente é Reitora da Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

Currículo Lattes – Clique aqui![/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”CORPO DISCENTE” tab_id=”1657217719869-90bcc0c3-4a2b”][vc_column_text]

CORPO DISCENTE


 

MESTRADO – Turma 2020

Rodrigo dos Santos Costa

Maiara Bonfim Franco

André Augusto Araújo Oliveira

Maria Auxiliadora da Silva Lobão

 Alexandra de Nicola

Fernanda Batista Rocha

Julia Marques Dell’orto

Jianine Simões Rodrigues Pichite

Ivis Danieile Dutra de Oliveira

Camila Marfins de Abriu Farias

Ubiratan Félix Pereira dos Santos

Joice Pereira Andrade Teixeira

Antonio Marcel Nascimento Gradin

Andrea Miranda Ramos

Scheila Bulhões de Souza

Sueli das Graças Silva de Oliveira

 

DOUTORADO – Turma 2020

Tereza Joelma Barbosa Almeida

Marcio Augusto Santos Dórea

Giuliana Vieira de Sá Cardozo

Marcio José Bessa Oliveira

Virgínia Silva Neves

Ana Paula Mandes Geitenes

Maria Edna dos Santos Coroa dos Anjos

Andrea Araújo de Jesus

Tiago Pereira Muniz[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”GRUPOS DE PESQUISA” tab_id=”1657219036867-b7a2f097-a9cb”][vc_column_text]

GRUPOS DE PESQUISA


 

Competências em Ciência e Tecnologia no Território – Amílcar Baiardi

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6352990206691992

Núcleo de Estudos em Tributação e Finanças Públicas – NEF – Prof Dr. André Alves Portella  

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2497598163668916

Gestão Democrática das Cidades – Aparecida Netto Teixeira  

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4532133035633898

Gestão Ambiental e Desenvolvimento de Empreendimentos sociais – GAMDES – Profa Dra Cristina Maria Dacach Fernandez Marchi 

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2585759988600305

Desenvolvimento, Sociedade e Natureza – DSN, Profa Dra Cristina Maria Macêdo de Alencar e Prof Dr Manuel Vitor Portugal Gonçalves  

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1960359275631182

Grupo de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológico do Nordeste – Geraldo Jorge Barbosa de Moura  

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5163898078257241

Territórios em Resistência – Laila Nazem Mourad 

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5765616303157379

DCidade: processos urbanos e direito à cidade – Liana  Silvia de Viveiros e Oliveira

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5635374207393810

Temporalidades Urbanas – Liliane Vasconcelos 

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7751664470761968

Grupo de Estudos de Áreas Metropolitanas – GAM – Maina Pirajá

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2461161732024601

Ecologia Política, desenvolvimento e Territorialidades – Maya Constance Manzi Delaporte

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5713183012870693

Conservação e Evolução de Ecossistemas e da Biodiversidade – Moacir Santos Tinôco

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6021304474032242

Salvador: transformações e permanências – Pedro de Almeida Vasconcelos

 dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2795715787087971

Geoprocessamento Aplicado ao Planejamento Territorial e Ambiental – Silvana Sá de Carvalho

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1833402479350674[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”DISCIPLINAS/CRONOGRAMA” tab_id=”1657219538193-fb15189b-d19b”][vc_column_text]

DISCIPLINAS/CRONOGRAMA


 

Para obtenção do título de Mestre a creditação é de 35 créditos, assim distribuídos: 10 (dez) créditos em disciplinas obrigatórias; 10 (dez) créditos em disciplinas optativas; 2 (dois) créditos em tópicos especiais; 1 (um) crédito em seminário obrigatório; 1 (um) crédito em seminário obrigatório II; 11(onze) créditos da elaboração e defesa da dissertação.

Para obtenção do título de Doutor a creditação é de 50 créditos, assim distribuídos: 8 (oito) créditos em disciplinas obrigatórias; 16 (dezesseis) créditos em disciplinas optativas e/ou atividade curricular extensionista; 3 (três) créditos em tópicos especiais; 4 (quatro) créditos de Seminário Obrigatório de tese; 19 (dezenove) créditos da elaboração e defesa da tese.

Confira as atividades/disciplinasClique aqui!

Cronograma do curso:

Cronograma de aulas 2022.1

Cronograma de aulas 2021.1

Formulário de Requerimento Geral[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”TESE/DISSERTAÇÕES” tab_id=”1657567743948-5adc5761-df16″][vc_column_text]

TESE/DISSERTAÇÕES


 

Clique aqui para ter acesso aos trabalhos desenvolvidos e publicados no repositório UCSal[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”PROCESSOS SELETIVOS” tab_id=”processos-seletivos”][vc_column_text]

PROCESSOS SELETIVOS


25/07/2023 – Homologar as inscrições do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Território, Ambiente e Sociedade

12/06/2023 –Edital Nº 22 2023 Abertura de Inscrição para Processo de Seleção de Vagas Remanescentes – 2023 Programa de Pós-Graduação em Território, Ambiente e Sociedade

Anexo I

Anexo II

Anexo II

Modelo de antepojeto do Mestrado

Modelo de anteprojeto Doutorado

MestradoInscreva-se aqui!

DoutoradoInscreva-se aqui!

 

08/02/2023 – Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Território Ambiente e Sociedade.


26/01/2023 – Edital nº39-2022 – Homologação das Inscrições do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Território, Ambiente e Sociedade

25/01/2023 – Edital N° 01/2023 – Abertura de inscrições para seleção de Aluno Especial dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 

05/12/2022 – Aditivo ao Edital Nº 39/2022

16/11/2022 – Edital nº39-2022 – Abertura de Inscrição Para Processo de Seleção 2023 – Aluno Regular – Programa de Pós-Graduação em Território, Ambiente e Sociedade – PPGTAS.

.

.

Inscrição para o Mestrado | Inscrição para o Doutorado

 


25/10/2022 – Ato nº48 de 24 de outubro de 2022 – Dispõe sobre a convocação dos(as) alunos(as) dos cursos de Doutorado e Mestrado do Programa  de Pós-Graduação em Território, Ambiente e Sociedade PPGTAS/UCSAL – turmas 2021.1, 2021.2 e 2022.2, para realização de prova de língua estrangeira.


23/08/2022 – Homologação do resultado final do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Território Ambiente e Sociedade.


19/08/2022 – Homologação das inscrições para alunos regulares 2022.2 dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação  em Território, Ambiente e Sociedade – PPGTAS da UCSal.


08/08/2022 – 4º Termo Aditivo ao Edital nº29/2021 – Processo de Seleção 2022 – Aluno Regular – Programa de Pós-Graduação em Território, Ambiente e Sociedade  PPGTAS-UCSAL.
.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”MAIS INFORMAÇÕES” tab_id=”1657569483228-c5ac1418-0803″][vc_column_text]

MAIS INFORMAÇÕES


 

Clique para mais informações sobre:

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) 

Assessoria de Relações Internacionais (ARI)

Plataforma Lattes / CNPq

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) 

Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)

Instituto de de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) 

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Geografia (ANPEGE)

Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR)

Prefeitura Municipal de Salvador

Ministério das Cidades

Ministério da Integração Nacional/Desenvolvimento Regional

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Ministério da Agricultura

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_tour][/vc_column][/vc_row]

Accessibility