O Hackathon Sprint Católica 2023, reuniu grupos de alunos de diversos semestres que se dedicaram em desenvolverem soluções para problemas da humanidade. No primeiro dia de Boot Camp do Sprint Católica, os participantes foram apresentados à dinâmica do Hackathon. A recepção foi realizada pela reitora, profa. Roberta Gontijo e pelo criador do projeto e docente da Universidade Católica do Salvador, o prof. Fernando Guerra. Os inscritos foram familiarizados com os passos do trabalho a ser desenvolvido e apresentados a cada um dos desafios propostos para então, escolherem as equipes e o desenvolver as possiveis soluções para o desafio. Foi também um dia de realizar um network com os outros teams, construir relacionamentos e trocas de conhecimento entre as equipes.
No segundo dia todos já estavam com suas equipes montadas e iniciaram o desenvolvimento do protótipo da solução para o desafio escolhido pela equipe, que poderia ser um serviço, um produto, um app, um processo metodológico. Todos tiveram a mentoria dos vencedores da edição 2022 e de profissonais que se voluntariaram para contribuir com a atividade e incentivo para as respectivas equipes, além do Pitch para os Mentores, uma prévia para que os Teams possam realizar os ajustes.
O último dia do Boot Camp do Hackathon Sprint Católica, foi dedicado a realização da revisão dos muitos projetos inovadores desenvolvidos. Foi um dia cheios de surpresas. As equipes puderem realizar os ajustes necessários para aprimorarem os respectivos projetos que foram apresentados ao corpo de jurados composto pela prof. Roberta Gontijo,reitora da Universidade, a profa. Cristiane Rabello, coorda. da Pós-Graduação Lato Sensu, o prof. Osvaldo Requião, coord. da Escola de Engenharia de Software e Tecnologias e a profa. Isabel Sartori, profa. da UFBA e mentora da NASA. Os jurados ficaram encantados com os projetos elaborados e apresentados pelos alunos da Universidade Católica do Salvador e admiraram também a dedicação de cada um, na defesa dos seus projetos.
A equipe de mentores voluntários foi composta por Geisa França Batista, Elismara Oliveira Emiliano, Luan Rafael Santana Galvão, Thiago Barbosa de Oliveira, Michel Pereira dos Santos, Eduardo Antonio Borges, Giselle Palmito, Hotton Santana Jr., Candido Ribeiro Peralva Neto, Luma Abram Cecilia e Davi Silva Nascimento. A equipe vencedora, “LixoTech” composta por Daniel Melo, Eric Silva, João Daniel apresentou uma Solução para o desafio da Separação e Armazenamento Temporário de Resíduosde, tendo como proposta a utilização da Inteligência Artificial para coleta de lixo. Agora eles irão receber monitorias para aprimoramento e viabilidade do projeto que será apresentado para investidores em breve.
Conheça as equipes finalistas:
Todas as equipes apresentaram projetos incríveis.
Confira a colocação:
1º Lixotech – Daniel Melo,Eric Silva, João Daniel
2º Conectaelas – Fernanda Velame, Gabriela Klusener, Davi Lins, Yuri Brito e Eduardo Rocha
3º Safect – Caroline Santana, Luan Victor Cortes, Paulo Gabriel Lima Cruz, Marco Antonio Oliveira e Manoela Silva dos Santos
4º Respire Inovações – Emanuel Santos Almeida, Gustavo da Silva, Isis Moura Monteira, Giovanna Federico, Luiza Gabriela dos Santos
5º Compo – Pedro Vinícius Cunha dosSantos, Pedro Oliveira Rabelo