Francisco foi internado na quarta,29, com infecção respiratória. CNBB divulgou nota de solidariedade.
O papa Francisco, internado na quarta-feira (29) com dificuldade para respirar, deixará o hospital no sábado (1º) e presidirá todos os ritos da Semana Santa no Vaticano, afirmou nesta sexta-feira (31) o jornal italiano Corriere della Sera, com base em fontes do hospital.
O Vaticano ainda não havia confirmado a notícia até a última atualização desta reportagem, mas afirmou que o pontífice registrou “uma melhora clara” em seu estado de saúde.
Ainda de acordo com o Vaticano, Francisco passou uma segunda noite “tranquila” no hospital Agostino Gemelli, em Roma, para onde ele foi levado na manhã de quarta após passar mal e sentir dificuldade para respirar.
Ele foi diagnosticado com bronquite infecciosa e está sendo tratado com antibiótico.
Na noite de quinta-feira (30), a equipe médica afirmou estar otimista com o estado de saúde do pontífice, de 86 anos. Em um boletim médico, a previsão era para que ele tivesse alta “nos próximos dias”.
O Vaticano ainda não confirmou, no entanto, se o papa poderá presidir a missa do Domingo de Ramos, em 2 de abril, que marca o início das celebrações da Páscoa.
O papa, que tem problemas crônicos de saúde e utiliza uma cadeira de rodas por conta de dores em um joelho, está hospitalizado no quarto particular reservado aos pontífices no 10º andar do hospital. O local é o mesmo no qual João Paulo II foi internado diversas vezes durante seu papado.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enviou melhoras a Francisco também pelas redes sociais.
“Jill e eu mantemos o papa Francisco em nossas orações e enviamos nossos melhores votos para sua rápida e completa recuperação”, escreveu Biden. “O mundo precisa do papa Francisco”, acrescentou.
NOTA DA CNBB
Ainda na quarta-feira, 29, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pediu, por meio de sua presidência, ao episcopado brasileiro e a toda a Igreja no Brasil, oração pela saúde do Papa Francisco.
“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se une a todas as pessoas que, nestes dias, se encontram em oração pela saúde do Papa Francisco. Que a Virgem Mãe Aparecida interceda junto ao Bom Deus para que fortaleça sempre mais o Santo Padre na condução da Igreja”, diz a Nota de Solidariedade emitida pela CNBB.
(Com informações do Portal G1, do Corriere della Sera e da CNBB)