Orgão é referência nacional na conservação da natureza
O ECOA , o Centro de Ecologia e Conservação Animal da Católica; recebeu alunos dos cursos de Enfermagem e Educação Física em atividade sobre Projetos de Pesquisa e Práticas Pedagógicas. A atividade foi coordenada pela professora Fernanda Rocha, que enfatizou a importância do centro de pesquisa na formação dos acadêmicos em diversos cursos.
Durante a visita , os alunos puderam conhecer a atuação do ECOA na promoção da consciência sobre a importância do contato com as áreas verdes para a qualidade de vida da população. O tema, que também foi objeto de pesquisa da professora Fernanda em seu mestrado na pós Território, Ambiente e Sociedade, é um dos assuntos mais debatidos sobre atividades alternativas no tratamento de enfermidades para docentes e pessoas com distúrbios da saúde.
No ECOA, os estudante receberam informações detalhadas sobre o combate ao tráfico de animais, a pesquisa sobre o monitoramento da biodiversidade no campus, especialmente anfíbios, répteis, aves e mamíferos, prevenção de acidentes com animais peçonhentos e controle de zoonoses, além de participarem de visita guiada à trilha ecológica, sala verde e meliponário da universidade.
A trilha foi guiada pelos alunos de Biologia, que são bolsistas FAPESB, CNPQ e PIBIC-UCSAL e estudantes voluntários do ECOA, centro que é referência nacional na conservação da natureza.
Para saber mais: os projetos desenvolvidos em nível local pelo ECOA – Centro de Ecologia e Conservação Animal
– Proposição de atividades para a conservação da fauna do Parque Metropolitano de Pituaçu, do Município de Mucugê e da Restinga do Litoral Norte;
– Organização de uma coleção científica de referência para a fauna e flora local e regional;
– Manutenção de um banco de dados científicos com centenas de títulos;
– Promoção de cursos, palestras e treinamentos relacionados à conservação ambiental;
– Assistência aos graduandos do Curso de Biologia em projetos voltados à Ecologia;
– Identificação, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente/IBAMA e ICMBio de novas Áreas Prioritárias para Conservação no Estado da Bahia.