INSCRIÇÕES ABERTAS!

blog

Representatividade Feminina: professora Bárbara Camardelli será a primeira mulher a chefiar o PGE-BA

Nesta quinta-feira (22), a professora de Direito Civil da Universidade Católica do Salvador, Bárbara Camardelli Loi, foi indicada para comandar a Procuradoria-Geral do Estado da Bahia (PGE-BA), a partir de 2023. A escolha da representante feminina foi realizada pelo governador eleito, Jerônimo Rodrigues.

“Bárbara já se encontra ao lado de nosso atual PGE, Paulo Moreno, tem uma bela história, de construção. Ele e a Drª Bárbara são presentes nesse conceito de que a PGE não existe para atrapalhar, serve para dar segurança jurídica. Nossa PGE é referência em política de articulação na reparação, inclusão. Diversas vezes acompanhei ações da PGE para entrar em sintonia fina com temas atuais como igualdade social, presença das mulheres”, afirmou Jerônimo durante a coletiva de imprensa.

Professora Bárbara é especialista em Direito da Infraestrutura Pública, pela Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas/SP, com MBA em Parcerias Público-privadas, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Ingressou na PGE-BA e tomou posse como procuradora em abril de 1997. Foi designada para atuar como procuradora-chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento, no período de 2009 a 2015.

Ela destaca a importância da Universidade para conquistar estes espaços.

“Agradeço muito a Católica, instituição em que iniciei minha vida acadêmica em 1996. A vida acadêmica traz uma grande responsabilidade: a formação de novas gerações, a preparação do futuro. Por isso, faço questão de participar da construção do novo, tentando mesmo abrir espaços, como a conquista feminina de igualdade. Que possamos continuar essa caminhada!”, agradeceu a advogada pública.