MATEMÁTICA
SOBRE O CURSO
LICENCIATURA
O curso de Matemática é uma jornada intelectual desafiadora e gratificante, destinada a estudantes que têm paixão pela lógica, resolução de problemas e abstração. Ao longo do curso, os alunos exploram as profundezas da matemática, desde os fundamentos teóricos até as aplicações práticas em diversas áreas, preparando-se para enfrentar desafios complexos e contribuir com soluções inovadoras.
O currículo do curso abrange uma ampla gama de disciplinas, desde a álgebra, geometria e cálculo até a matemática discreta, estatística, análise numérica e teoria dos números. Os alunos desenvolvem habilidades de raciocínio lógico, resolução de problemas e análise matemática, capacitando-os a abordar problemas complexos de maneira sistemática.
Uma característica marcante do curso de Matemática é a sua natureza interdisciplinar. Os alunos exploram como a matemática se entrelaça com outras áreas, como física, engenharia, ciência de dados, economia, biologia e muito mais. Isso os capacita a aplicar sua compreensão matemática em contextos do mundo real e a abordar desafios multidisciplinares.
Além disso, o curso enfatiza a resolução de problemas criativos e a capacidade de comunicar conceitos matemáticos de maneira clara e acessível. Os alunos frequentemente trabalham em projetos, participam de competições matemáticas e têm a oportunidade de se envolver em pesquisas acadêmicas.
Após a conclusão do curso, os graduados têm diversas oportunidades de carreira à sua disposição. Eles podem seguir a carreira acadêmica, tornando-se pesquisadores e professores universitários. Além disso, eles podem trabalhar em setores como finanças, tecnologia, ciência de dados, pesquisa, engenharia, consultoria, entre outros, aplicando suas habilidades analíticas em diferentes contextos.
Habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, análise quantitativa, habilidades de comunicação e domínio de ferramentas de software matemático são fundamentais para o sucesso na área de Matemática. A capacidade de abordar problemas complexos com criatividade e precisão e a disposição de enfrentar desafios intelectuais são aspectos igualmente importantes.
Em resumo, o curso de Matemática oferece uma oportunidade única para aqueles que desejam explorar a profundidade da lógica matemática, resolver problemas desafiadores e contribuir para soluções inovadoras em diversas áreas. Com a capacidade de pensar de forma abstrata, analisar dados quantitativos e enfrentar desafios intelectuais complexos, os formados em Matemática desempenham um papel crucial na busca pelo entendimento e na criação de soluções que moldam o mundo ao nosso redor.
________________________________________
O mercado na área de Matemática oferece um amplo leque de oportunidades para profissionais que possuem uma sólida formação em matemática e habilidades analíticas. Os profissionais formados em Matemática desempenham um papel crucial em diversas indústrias, contribuindo para a solução de problemas complexos, análise de dados, modelagem matemática e pesquisa.
As oportunidades de carreira na área de Matemática são variadas e podem incluir:
Educação: Professores de matemática têm um papel fundamental na educação, desde o ensino fundamental até o ensino superior, capacitando a próxima geração de pensadores analíticos.
Ciência de Dados: Profissionais de matemática podem trabalhar como cientistas de dados, analisando grandes conjuntos de dados para extrair insights e tomar decisões informadas.
Finanças e Economia: Setores financeiros e econômicos dependem da matemática para análise de riscos, modelagem financeira, análise de mercado e previsão econômica.
Engenharia: Profissionais de matemática contribuem para a engenharia em áreas como otimização de processos, análise de sistemas complexos e desenvolvimento de algoritmos.
Pesquisa Científica: Matemáticos têm papéis importantes em áreas como física, biologia, química e outras disciplinas científicas, contribuindo para a modelagem e análise de fenômenos naturais.
Tecnologia da Informação: Profissionais de matemática são procurados para o desenvolvimento de algoritmos, segurança cibernética e análise de dados em ambientes de TI.
Consultoria: Matemáticos podem atuar como consultores em várias indústrias, fornecendo soluções matemáticas para desafios específicos.
Habilidades essenciais para profissionais de Matemática incluem raciocínio lógico, resolução de problemas, pensamento analítico, habilidades de comunicação, competência em cálculos complexos e familiaridade com ferramentas de software especializadas.
Com a crescente digitalização e a necessidade de análise quantitativa em diversas áreas, a demanda por profissionais com formação em Matemática continua a aumentar. A capacidade de traduzir problemas do mundo real em termos matemáticos, analisar dados complexos e tomar decisões informadas é altamente valorizada em muitos setores.
Em resumo, o mercado de Matemática oferece um vasto leque de oportunidades para profissionais que têm afinidade com a lógica, o raciocínio abstrato e a resolução de problemas. Com a capacidade de contribuir para diversas indústrias por meio da aplicação da matemática, os formados em Matemática desempenham um papel fundamental na resolução de desafios complexos e na criação de soluções inovadoras.
Semestre 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB015 | LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB625 | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG011 | INICIAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT400 | MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT417 | DESENHO GEOMÉTRICO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT462 | LÓGICA MATEMÁTICA E APLICAÇÕES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB016 | POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB207 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB637 | GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG017 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT404 | GEOMETRIA PLANA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT445 | MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB205 | FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB499 | CÁLCULO I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG201 | INICIAÇÃO AO PENSAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT408 | GEOMETRIA ANALÍTICA II | 60 | EFB637 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MAT409 | GEOMETRIA ESPACIAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT446 | MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA III | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB104 | FUNDAMENTOS DO CURRÍCULO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB500 | CÁLCULO II | 60 | EFB499 | |||||||||||||||||||||||||||||||
EFG013 | TEOLOGIA E HUMANISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT415 | FUNDAMENTOS DE ARITMÉTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT456 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 90 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT506 | SOFTWARES MATEMÁTICOS | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB017 | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB634 | CÁLCULO III | 60 | EFB500 | |||||||||||||||||||||||||||||||
EFG018 | SOCIEDADE, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT420 | ÁLGEBRA LINEAR I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT458 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 90 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT505 | METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB624 | FUNDAMENTOS DE GESTÃO EDUCACIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB633 | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB659 | PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT426 | ÁLGEBRA LINEAR II | 60 | MAT420 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MAT429 | CÁLCULO IV | 60 | EFB500 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MAT459 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 120 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB018 | EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO EM DIREITOS HUMANOS | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT419 | ÁLGEBRA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT433 | ANÁLISE MATEMÁTICA | 60 | EFB500 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MAT450 | HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT501 | TRABALHO DE CONCLUSÃO I | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT502 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | 100 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT504 | CÁLCULO NUMÉRICO | 30 | EFB500 | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT425 | ÁLGEBRA II | 60 | MAT419 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MAT439 | VARIÁVEIS COMPLEXAS | 60 | EFB500 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MAT453 | FISÍCA GERAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MAT503 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 30 | MAT501 | |||||||||||||||||||||||||||||||
OPTATIVAS/ELETIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE001 | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE002 | EDUCOMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE003 | CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE004 | COMPLIANCE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE005 | PROJETO DE EXTENSÃO EM DIREITO E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE006 | INTERFACES DE DASHBOARDS INTERATIVOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE007 | CRIAÇÃO DE DASHBOARDS INTELIGENTES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE008 | ETNIAS E DIVERSIDADE CULTURAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE009 | CULINÁRIAS ALTERNATIVAS E TENDÊNCIAS ALIMENTARES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE010 | PROPAGANDA INFANTO-JUVENIL E O DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE011 | ÉTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE012 | TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE013 | PRIMEIROS SOCORROS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE014 | COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE015 | ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA APLICADAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE016 | TOMADA DE DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE017 | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE018 | IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE019 | INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL | 60 |