LETRAS INGLÊS
SOBRE O CURSO
LICENCIATURA
O curso de Letras Inglês é uma jornada intelectual emocionante para aqueles que têm paixão pela língua inglesa e desejam explorar profundamente suas nuances linguísticas e culturais. Ao longo do curso, os alunos mergulham na rica história, literatura e expressão linguística do mundo anglófono, preparando-se para uma variedade de oportunidades profissionais em contextos onde o inglês é essencial.
O currículo do curso abrange uma ampla gama de disciplinas, desde a fonética e gramática da língua inglesa até a literatura britânica e americana, linguística aplicada, tradução, estudos culturais e didática de línguas. Os alunos desenvolvem habilidades de leitura, escrita, audição e fala em inglês, ao mesmo tempo em que exploram a influência cultural e histórica que a língua exerce ao redor do mundo.
Uma característica marcante do curso de Letras Inglês é a imersão na cultura e na literatura anglófona. Os alunos estudam obras literárias clássicas e contemporâneas, analisando temas, estilos e contextos históricos, além de explorar as variações linguísticas do inglês em diferentes regiões e contextos.
Além disso, o curso enfatiza a aplicação prática do conhecimento em diversos contextos profissionais. Os alunos frequentemente participam de projetos de tradução, produção de conteúdo, pesquisa linguística e até mesmo estágios em escolas de idiomas, editoras, agências de tradução e empresas multinacionais.
Após a conclusão do curso, os graduados têm uma variedade de oportunidades de carreira à sua disposição. Eles podem atuar como professores de inglês como língua estrangeira, tradutores, intérpretes, escritores, editores, revisores, consultores de comunicação intercultural, entre outros.
Habilidades como fluência em inglês, compreensão cultural, habilidades de pesquisa, análise linguística, comunicação eficaz e empatia intercultural são fundamentais para o sucesso na área de Letras Inglês. A capacidade de adaptar-se a diferentes contextos de comunicação, compreender a diversidade da língua e promover a interculturalidade também são aspectos essenciais.
Em resumo, o curso de Letras Inglês oferece uma oportunidade única para aqueles que desejam explorar e aprofundar sua compreensão da língua inglesa e sua influência cultural. Com a capacidade de facilitar a comunicação global, promover a compreensão intercultural e ensinar habilidades linguísticas essenciais, os formados em Letras Inglês desempenham um papel crucial na promoção da interconexão em um mundo cada vez mais globalizado.
________________________________________
O mercado na área de Letras Inglês oferece um amplo espectro de oportunidades para os profissionais que possuem fluência na língua inglesa e um profundo entendimento da cultura anglofônica. Profissionais formados em Letras Inglês desempenham um papel essencial na promoção da comunicação intercultural, ensino de inglês como língua estrangeira e na tradução de textos entre o inglês e outras línguas.
As oportunidades de carreira na área de Letras Inglês são diversas e podem incluir:
Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (EFL/ESL): Profissionais podem atuar como professores de inglês para falantes não nativos em escolas de idiomas, instituições de ensino regular e universidades ao redor do mundo.
Tradução e Interpretação: Profissionais bilíngues podem trabalhar como tradutores e intérpretes, facilitando a comunicação entre pessoas que falam inglês e outras línguas.
Edição e Revisão de Textos: Profissionais podem trabalhar como editores e revisores, garantindo a qualidade e a precisão de documentos escritos em inglês.
Escrita Criativa: A habilidade de escrever em inglês pode levar a carreiras como escritores de ficção, roteiristas, redatores publicitários e autores de conteúdo online.
Assessoria de Comunicação: Profissionais podem trabalhar em departamentos de comunicação de empresas, organizações e instituições, auxiliando na redação de materiais em inglês.
Editoras e Publicações: A indústria editorial também oferece oportunidades para editores de textos em inglês, incluindo livros, revistas e conteúdo online.
Desenvolvimento de Materiais Didáticos: Profissionais podem criar materiais didáticos, como livros e recursos online, para auxiliar no ensino de inglês.
Habilidades essenciais para profissionais de Letras Inglês incluem fluência na língua inglesa, compreensão cultural, habilidades de comunicação escrita e oral, análise linguística e capacidade de adaptar-se a diferentes contextos de comunicação.
A globalização e a internacionalização de negócios, educação e entretenimento têm impulsionado a demanda por profissionais qualificados em Letras Inglês. Além disso, o ensino online e a comunicação digital abriram novas oportunidades para profissionais que podem trabalhar remotamente.
Em resumo, o mercado de Letras Inglês oferece uma gama de opções para profissionais que desejam aplicar suas habilidades linguísticas e culturais em uma variedade de contextos. Com a crescente necessidade de comunicação eficaz em inglês em um mundo globalizado, os formados em Letras Inglês desempenham um papel crucial na promoção da interculturalidade e na facilitação da comunicação entre diferentes línguas e culturas.
Semestre 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB015 | LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB625 | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG011 | INICIAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER511 | INGLÊS BÁSICO I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER512 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER513 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB016 | POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB207 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG017 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER510 | PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA INGLESA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER514 | GRAMÁTICA APLICADA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER516 | INGLÊS BÁSICO II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER517 | ESTUDOS LINGUÍSTICOS EM MORFOSSINTAXE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB205 | FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG201 | INICIAÇÃO AO PENSAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER515 | PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA INGLESA II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER518 | FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA INGLESA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER520 | INGLÊS INTERMEDIÁRIO I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB104 | FUNDAMENTOS DO CURRÍCULO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG013 | TEOLOGIA E HUMANISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER022 | OFICINA DE ORALIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER023 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 90 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER519 | FUNDAMENTOS DA CULTURA ANGLO-AMERICANA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER525 | INGLÊS INTERMEDIÁRIO II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB017 | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG018 | SOCIEDADE, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER024 | PRÁTICA DE TRADUÇÃO I (INGLÊS/PORTUGUÊS) | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER025 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 90 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER521 | LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER531 | INGLÊS AVANÇADO I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB657 | FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB659 | PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER026 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 120 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER524 | ANÁLISE DO DISCURSO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER534 | INGLÊS AVANÇADO II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB018 | EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO EM DIREITOS HUMANOS | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER027 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER031 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | 100 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER526 | LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER562 | ESTUDO DA LINGUÍSTICA TEXTUAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER571 | INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DA LÍNGUA INGLESA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
VER028 | PRÁTICA DE TRADUÇÃO II (PORTUGUÊS/INGLÊS) | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER029 | LEITURA DE PRODUÇÃO DA MÍDIA EM LÍNGUA INGLESA | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER030 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER544 | SEMIÓTICA DO TEXTO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER570 | TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELETIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE001 | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE002 | EDUCOMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE003 | CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE004 | COMPLIANCE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE005 | PROJETO DE EXTENSÃO EM DIREITO E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE006 | INTERFACES DE DASHBOARDS INTERATIVOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE007 | CRIAÇÃO DE DASHBOARDS INTELIGENTES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE008 | ETNIAS E DIVERSIDADE CULTURAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE009 | CULINÁRIAS ALTERNATIVAS E TENDÊNCIAS ALIMENTARES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE010 | PROPAGANDA INFANTO-JUVENIL E O DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE011 | ÉTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE012 | TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE013 | PRIMEIROS SOCORROS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE014 | COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE015 | ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA APLICADAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE016 | TOMADA DE DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE017 | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE018 | IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE019 | INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL | 60 |