SOBRE A UCSAL
A Universidade Católica do Salvador (UCSal) é uma instituição educacional, mantida pela Associação Universitária e Cultural da Bahia (AUCBA), reconhecida como Universidade Livre Equiparada (Decreto Federal nº 58/1961) e recredenciada, em 2011, por período de dez anos (Portaria MEC/CNE nº 1.670/2011). É uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, de caráter confessional, comunitário, filantrópico – cultural e assistencial, possuindo, desde a sua criação, relação de interdependência econômica com a sua Mantenedora, sob o aspecto legal, assistencial, financeiro, contábil e patrimonial.
Com sede e foro na cidade de Salvador, Capital do Estado da Bahia, localizada na Av. Prof. Pinto de Aguiar, nº 2589, Pituaçu, CEP 41.740-090, tem atuação organizada sob a forma multicampi: Campus Federação – Av. Cardeal da Silva, nº 205, Federação, CEP 40.231-902; Campus Pituaçu – Av. Prof. Pinto de Aguiar, nº 2589, Pituaçu, CEP 41.740-090.
Segunda universidade na Bahia, antecedida apenas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), instituída em 1946, a UCSal foi implantada em 1961, mediante a justaposição de escolas, seguindo a tônica dos processos de criação de Universidades no Brasil, com a incorporação da Escola de Serviço Social (1944), Faculdade Católica de Direito (1956), Faculdade Católica de Filosofia (1952), Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (1953) e Faculdade de Ciências Econômicas (1960); posteriormente, as duas últimas se desvincularam da estrutura da UCSal.
A UCSAL surgiu em decorrência da preocupação da Igreja Católica, sob os auspícios do primeiro Grão-Chanceler, D. Augusto Cardeal da Silva, Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil, de preservar uma identidade e uma unidade de formação do ensino superior inspirada no ideário cristão e com a finalidade de “contribuir […] para o aprimoramento da cultura e da educação”, de “estimular a investigação” e de favorecer “o desenvolvimento da solidariedade humana” (UCSAL, 1961, Art. 2).
Seguindo este ideário, a UCSal completa, em 2021, sessenta anos de história: uma trajetória marcada por enfrentamentos de momentos históricos complexos, mas, sobretudo, caracterizada pela busca incessante da verdade e pela contribuição acadêmico-científica que vem oferecendo para a construção da sociedade baiana.
Em 1972, já contando com os institutos de Filosofia e Ciências Humanas, Teologia, Letras, Ciências Exatas e Naturais, Música, Escolas de Administração e Serviço Social e Faculdade de Enfermagem, criou, no seu projeto pedagógico, o 1° Ciclo (Ciclo Básico) de formação geral, no Convento da Palma, orientado para suprir deficiências evidenciadas pelo concurso vestibular na formação dos estudantes; orientar para a escolha da carreira; realizar estudos fundamentais e básicos para ciclos posteriores. A sua expansão ocorreu, basicamente, por intermédio do ensino de graduação, da extensão universitária e dos cursos de especialização, como a grande maioria das universidades brasileiras, principalmente nas áreas das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, com as seguintes unidades de ensino: Institutos de Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Exatas e Biológicas, Letras, Música e Teologia; Faculdades de Educação, Ciências Econômicas e Contábeis, Direito e Enfermagem e Escolas de Serviço Social, Engenharia e Administração de Empresas, além de Educação Física (UCSal, Estatuto, 1978, art. 9º e 66). Posteriormente, foi criado o Instituto de Ciências Exatas e, pelo desligamento da Faculdade de Ciências Econômicas, surgiu a Faculdade de Ciências Contábeis.
A UCSal viveu, nos anos 90, uma fase de expansão com a promoção de mudanças significativas, mediante o crescimento e a qualificação de recursos humanos da Instituição, da reestruturação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, da consolidação das bases para o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa, do incremento das atividades de extensão e ação comunitária, da modernização das atividades administrativas e da realização de investimentos em infraestrutura, bibliotecas, informática e laboratórios.
No final dessa década e começos de 2000, a UCSal deu início ao processo de verticalização do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) na direção da pós-graduação stricto sensu, criando bases para o desenvolvimento acadêmico-científico, por meio da instalação de núcleos temáticos e de programas de apoio à pesquisa, assim como da implantação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
Inicialmente, foram implantados os Programas de Pós-Graduação em História Social (UCSal/PUC-SP), em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ/IPPUR/UCSal) e em Direito (UFPE/UCSal), na modalidade mestrados interinstitucionais. A partir de então, foram instalados programas stricto sensu promovidos pela própria Universidade.
Em sintonia com os avanços no campo científico-acadêmico, a UCSal ampliou, também, a sua infraestrutura físico-acadêmica por meio da construção da segunda etapa do campus Pituaçu e, com a inauguração do Centro de Ensino Cardeal Dom Avelar Brandão Villela, expandiu sua estrutura multicampi em Salvador.
Ao completar 50 anos de existência, em 2011, a UCSal já contava com mais de 60.000 profissionais formados nas diversas áreas do conhecimento; mais de 50 opções de cursos de graduação (licenciatura e bacharelado) em todas as áreas do conhecimento, distribuídos na sua estrutura multicampi, dotados de infraestrutura de bibliotecas, laboratórios de informática; laboratórios de áreas específicas; auditórios; quadras esportivas; um acervo com 336.154 exemplares de livros, 6.053 periódicos; 5.251 multimeios e 626 documentos eletrônicos; um doutorado e quatro mestrados, aprovados e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A partir de 2011, a UCSal expandiu sua oferta de cursos de graduação presenciais implantando os cursos de: Biomedicina, Nutrição, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Software, Arquitetura e Urbanismo e Psicologia, como também, introduziu, a partir de 2017, a Educação a Distância de forma gradativa, inicialmente em algumas disciplinas semipresenciais no Eixo de Formação Geral, para depois expandir no oferecimento de cursos de extensão, de graduação e pós graduação lato sensu a partir de autorização ministerial em 2019.
Atualmente, são ofertados à comunidade acadêmica 32 cursos de graduação presenciais e 11 cursos na modalidade EAD entre bacharelados, licenciaturas e tecnológicos – e 34 cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de: I- educação cultura e humanidades; II- engenharias e ciências tecnológicas; III- ciências naturais e da saúde; e IV- ciências sociais e aplicadas.
No tocante ao stricto sensu, a UCSal oferece quatro programas distintos: Políticas Sociais e Cidadania; Território, Ambiente e Sociedade; Família na Sociedade Contemporânea; e Direito, cujas propostas possuem um profundo alinhamento com a missão e com os objetivos institucionais da Universidade.