Serviços e Informações

Sabia que você pode recarregar seu Salvador Card na Universidade?

Todo estudante devidamente matriculado tem direito à meia passagem. Na Área de Convivência, localizada no Bloco A do campus Pituaçu, você encontra um guichê onde é possível recarregar o seu Salvador Card. Mas atenção, a recarga só pode ser feita com dinheiro.

Os alunos podem conhecer a trilha ecológica de Pituaçu?

Sim. A Trilha do Parque Ecológico Universitário do campus de Pituaçu tem uma extensão de 500 metros e fica localizada próximo ao prédio B. É possível conhecer a Mata Atlântica e sua fauna, em uma área de 2 hectares. Qualquer pessoa pode visitar a trilha, realizando marcação pelo e-mail: trilhas@ucsal.br.

Existem capelas na UCSAL?

Sim. A capela é o local onde ocorrem Missas em datas e horários pré-estabelecidos pela Pastoral Universitária, e onde você pode, a qualquer horário do dia, fazer as suas orações e ter um momento de comunhão com Deus.

Se eu perder ou encontrar algo dentro da Instituição, o que eu faço?

Os achados e perdidos devem sempre ser direcionados para as Salas de Apoio dos campi. Caso tenha perdido ou encontrado algo, dirija-se a uma destas salas para entregar ou tentar recuperar o seu pertence.

Como funciona o BUSUCSAL?

O BUSUCSAL fica à disposição para auxiliar no translado de toda a comunidade interna do campus Pituaçu. Ele pode ser utilizado tanto por alunos, quanto por funcionários, e circula em horários determinados e roteiros alternados para ajudar na chegada e saída ao Campus. Para ter acesso é necessário apresentar o cartão de Aluno ou o crachá.

Posso recorrer ao PLENUS para quais tipos de necessidades?

O Plenus CEAC (Centro de Atenção à Comunidade UCSAL) é um setor voltado para várias dimensões da vida universitária, agregando ações e políticas de inclusão para pessoas com deficiência, desenvolvimento de competências acadêmicas e de atendimento psicopedagógico aberto a qualquer aluno da Instituição.

Entre em contato: plenus@ucsal.br

O que a Biblioteca me oferece?

A Biblioteca interativa, além dos chromebooks, disponibiliza fones de ouvido que podem ser utilizados in loco e um acervo físico e virtual com mais de 300 mil exemplares. Temos também a Biblioteca Virtual, que fica disponível na aba “Minha Biblioteca” no Portal do Aluno, onde você poderá ter acesso aos livros digitais.

Quantos livros posso retirar por vez e qual o prazo que posso permanecer com o livro?

Você poderá retirar no máximo três livros simultaneamente e permanecer com ele no período máximo de 7 dias corridos.

Caso não entregue no prazo estipulado qual a penalidade?

Caso ultrapasse o período de entrega do livro, será gerado a multa de R$ 0,90 (noventa centavos) por dia e por livro, podendo ser pago por cartões de crédito/débito e PIX, diretamente na biblioteca.

Caso precise do livro por mais dias, como devo proceder?

O aluno deverá solicitar a renovação presencialmente ou online, não poderá ser efetuada nos seguintes casos:

  • Livro em atraso;
  • Livro com reserva por outro usuário.

Como acesso a biblioteca digital?

Para ter acesso às obras do acervo os usuários utilizam terminais para pesquisa on-line, no recinto da Biblioteca, ou pela Internet, no link: http://biblioteca.ucsal.br/pergamum/biblioteca/index.php.

Em ambos os casos o acesso pode ser feito por autor, título ou assunto.

Quais serviços a biblioteca oferece?

  •  ACESSO AO ACERVO PELA INTERNET

Para ter acesso às obras do acervo os usuários utilizam terminais para pesquisa on-line, no recinto da Biblioteca, ou pela Internet, no portal http://biblioteca.ucsal.br/pergamum/biblioteca/index.php

Em ambos os casos o acesso pode ser realizado por autor, título ou assunto.

 

  •       LEITURA ÓTICA DE DOCUMENTOS

A leitura ótica é utilizada para agilizar os serviços de empréstimo, renovação e reserva de livros.

 

  •       BIBLIOTECA VIRTUAL “MINHA BIBLIOTECA”

Acesso aos livros contidos nas bibliografias dos cursos através do Portal do Aluno.

 

  •       SALA MULTIRRECURSOS

A biblioteca dispõe de dispositivos de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva.

 

  •       REDE SEM FIO (WIRELESS)

Todas as bibliotecas da UCSal possuem rede sem fio (wireless) para acesso à Internet.

 

  •       COMPUTADORES COM ACESSO À INTERNET

As bibliotecas dispõem de computadores para pesquisa, interligados à Internet.

 

  •       ACESSO AO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES –

(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) Em decorrência das boas avaliações creditadas pela CAPES aos mestrados da Universidade, foi disponibilizada para UCSal, no segundo semestre de 2010, o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, com um acervo de mais de 37 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, além de livros, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Essa medida tem contribuído, de forma bastante significativa, na ampliação do acesso às melhores bases de dados científicas existentes no país.

 

  •       REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UCSAL

O objetivo do Repositório Institucional é reunir, em apenas um espaço virtual, toda a produção acadêmica (científica, artística, cultural, tecnológica, de inovação, didática e instrucional) da Universidade Católica do Salvador.

 

  •       BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES – BDTD/IBICT/UCSAL

Reúne as teses e dissertações defendidas no País, com textos completos, onde estão disponibilizadas também as teses e dissertações da UCSal.

 

  •       ACESSO À BASE DE DADOS DA BIREME

BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, é a mais completa base de dados da área de saúde e que tem como objetivo, dentre outros, promover a cooperação em informação técnico científica em saúde, com os países da América Latina e do Caribe e desenvolver os meios para proporcionar acesso à informação relevante e atualizada, de forma rápida e eficiente.

 

  •       ACESSO À BASE DE DADOS DO SENADO FEDERAL

Base de dados na área do Direito.

 

  •       COMUT

Programa de Comutação Bibliográfica que permite ao usuário solicitar e receber cópia de artigos publicados em periódicos técnico-científicos, teses, e outros documentos existentes nas melhores bibliotecas do País.

 

  •       ACESSO ÀS BASES DE DADOS – TREINAMENTO AOS ALUNOS

A Biblioteca oferece treinamento, aos alunos de graduação e pós-graduação da Universidade, sobre os vários recursos oferecidos pelas bases de dados disponíveis para pesquisa.

 

  •       PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Em cada biblioteca, a equipe de atendimento está apta a realizar pesquisas bibliográficas, fornecendo aos usuários a relação completa das disponibilidades do acervo sobre temas, títulos e autores solicitados. A pesquisa também poderá ser realizada pelo próprio usuário através dos computadores disponíveis na área do acervo.

 

  •       LEITURA NA BIBLIOTECA

A Biblioteca possuem espaços para leitura individual e coletiva. O serviço é aberto à comunidade, bastando que o leitor dirija-se ao Balcão de Atendimento e solicite a obra desejada ou estude com o seu próprio material.

 

  •       ARTIGOS DE PERIÓDICOS

Pela importância das informações contidas nos periódicos, a Biblioteca desenvolve um trabalho de cadastramento de artigos, onde os mesmos são inseridos na base de dados e consultados da mesma forma que os livros, ou seja, por autor, título e assunto.

 

  •       CADASTRAMENTO NO ISBN E ISSN

Os professores e alunos da UCSal, com livros e revistas a serem editados, podem solicitar o cadastramento para obtenção dos códigos do ISBN e ISSN, sistema internacional de numeração e identificação de títulos de livros e periódicos.

 

  •       ATIVIDADES CULTURAIS

O Sistema de Bibliotecas desenvolve um Programa de Atividades Culturais, cujos serviços visam à divulgação da cultura no seu aspecto mais amplo e interdisciplinar, de forma a levar aos usuários, principalmente o alunado, a valorizar a Biblioteca não só nos dias que antecedem as provas e entrega de trabalhos acadêmicos, mas, no dia a dia, como um agente cultural e de fundamental importância à formação do indivíduo. São realizadas, frequentemente, as seguintes atividades culturais: feiras de livros, palestras culturais, oficinas de arte, exposições, etc.

Meu Salvador Card não está ativo, como faço para ativá-lo?

Após o 15º dia de frequência, seu nome será enviado para o Salvador Card. A fim de que você consiga ativar seu benefício, solicite um comprovante de matrícula via portal que será encaminhado para seu e-mail, ou você pode imprimir o documento disponível no portal e solicite a assinatura e carimbo na Central de Relacionamento ao Aluno – CRA, campus Pituaçu.

Como faço para entrar em contato com o coordenador do meu curso?

Você poderá comparecer ao atendimento presencial com a coordenação, no campus Pituaçu ou Federação.

HORÁRIO ATENDIMENTO COORDENAÇÃO 2022/2

Quais são os coordenadores por escola?

ORGANZAÇÃO DAS ESCOLAS – 2022.2
COORDENADOR ESCOLA CURSOS INTEGRANTES DA ESCOLA
CARLOS ANDRE DA CRUZ LEANDRO EDUCAÇÃO E HUMANIDADES Filosofia, Teologia, Geografia, História, Letras, Música, Pedagogia.
HAROLDO ABRANTES DA SILVA COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS Publicidade e Propaganda – Relações Públicas – Jornalismo – Administração, Ciências Contábeis, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing, Processos Gerenciais.
DANNIELI DO ESPIRITO SANTO SILVA CIÊNCIAS DA SAÚDE E NATURAIS Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição
JULIA BARBOSA NEVES ENGENHARIAS E ARQUITETURA Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Arquitetura.
OSVALDO REQUIÃO MELO TECNOLOGIA Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software.
JULIO CESAR DINIZ HOENISCH PSICOLOGIA Psicologia
GERMANA PINHEIRO DE ALMEIDA FELIX CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS Direito, Serviço Social
JOELMA FERREIRA SILVA PRIMO PACHECO CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS Direito, Serviço Social

Como entrar em contato com a Ouvidoria?

O atendimento da ouvidoria ocorre via WhatsApp e E-mail de Segunda à sexta-feira – 8h às 17h via E-mail: ouvidoria@ucsal.br e/ ou WhatsApp: (71) 99684-4540

Não é possível registrar manifestações por telefone.

FORMULÁRIO OUVIDORIA

Ouvidoria, o que é?

A Ouvidoria da UCSal acolhe a comunidade externa e interna (alunos, professores e funcionários) em situações diretamente ligadas à Universidade nos aspectos acadêmicos e comunitários, realiza os encaminhamentos necessários junto aos setores competentes, auxilia na resolução e prevenção de conflitos e no aprimoramento de procedimentos e processos institucionais.

O canal de Ouvidoria da UCSal atua em segunda instância, o que pressupõe que as situações já tenham sido tratadas inicialmente no canal ou setor responsável.

Como funciona?

A Ouvidoria da UCSal recebe manifestações e as encaminha para os esclarecimentos das áreas competentes, apresentando os argumentos e as informações registradas pelas (os) demandantes. Através do formulário, é possível registrar seis tipos de manifestação na Ouvidoria da UCSAL, para encaminhamento junto às instâncias relacionadas à situação apresentada: elogio, sugestão, reclamação, denúncia, consulta, informação.

Após os tratamentos internos da solicitação, você receberá via e-mail uma resposta oficial da Ouvidoria. Cabe esclarecer que a Ouvidoria da UCSal não responde diretamente pela decisão sobre a situação apresentada, porém, realiza a mediação, acompanhamento e posterior registro, junto aos demandantes e os setores responsáveis.

Como funciona o atendimento da CRA?

O atendimento para veteranos e egressos da UCSAL funciona através do WhatsApp e presencialmente no campus Pituaçu.

Como funciona o atendimento pelo WhatsApp?

O nosso número é 32067800.

Você será inicialmente atendido por Luca, o nosso atendente virtual, que irá fornecer opções para sua escolha conforme o tema do seu atendimento.

Caso ele não consiga dirimir suas dúvidas, basta selecionar a opção “Preciso de mais ajuda” e você será direcionado para o atendimento humano com a equipe da CRA.

O atendimento humano acontece das 08h00 às 18h00, por ordem do horário do contato. Ou seja, de acordo com o horário que você enviou a primeira mensagem.

O prazo para que o atendimento seja iniciado é de até 48h após o envio da sua primeira mensagem.

Quando o atendimento é iniciado, você saberá o nome do integrante da equipe que estará te atendendo.

Em casos de não retorno do aluno no prazo de até 2h o atendimento será encerrado e você precisará retornar o contato.

Quais são os serviços que a CRA oferece?

  • Pagamento de mensalidade;
  • Negociação de débitos com vencimento inferior á 30 dias;
  • Emissão de 2ª via de boleto;
  • Recálculo de mensalidades;
  • Atualização da Bolsa Prouni;
  • Atualização da Bolsa Ucsal;
  • Processamento e lançamento de bolsas institucionais: Bolsa Ucsal, Bolsa Colaborador, Prouni e Seminaristas;
  • Solicitação de 1ª e 2ª via de diploma graduação;
  • Solicitação de 1ª e 2ª via de certificado de Pós-graduação;
  • Protocolo de Atividades complementares para alunos concluintes sem acesso ao portal do aluno;
  • Emissão/ entrega de documentos acadêmicos;
  • SalvadorCard;
  • Recebimento de taxas acadêmicas;
  • Abertura de requerimentos não disponíveis no portal do aluno;
  • Acompanhamento e intermediação com outros setores entre outros.

 

Quais as atividades do PLENUS?

  • Monitoramento de alunos de inclusão;
  • Orientações aos docentes/coordenadores de curso a fim de buscar melhores estratégias para os alunos de inclusão (realizado durante todo o semestre);
  • Acolher, orientar, encaminhar e monitorar todas as demandas, respeitando os dispositivos éticos, legais e regimentais, até seu desfecho ou encerramento;
  • Mediação de conflitos;
  • Atendimento do Serviço Social nos setores (CEAPUC, UNAFISIO e NPJ);
  • Supervisão de estágio;
  • Acompanhamento de colaboradores;
  • Visitas domiciliares e/ou hospitalar nos casos previstos ou solicitados.

Como faço para entrar em contato ?

O PLENUS atende segunda-feira das 08:00 às 14:00h,  terça a sexta-feira das 08:00 as 19:00Hs.

Contatos:

E-mail: plenus@ucsal.br

Telefones: (71)99927-9076 -3206-7994 /3206-7827