Acadêmico

Colei grau, como ficam os documentos de conclusão?

Os documentos de certificado e histórico de conclusão de curso serão assinados virtualmente, via assinatura digital, e serão enviados por e-mail aos formados que participaram da colação. O prazo de envio desta documentação são 30 dias a partir da colação de grau realizada.

Preciso do Diploma, como faço para retirar?

O egresso poderá manter contato com a Central de Atendimento, solicitando a retirada do Diploma, através dos canais abaixo:

WhatsApp: 3206-7800

Atendimento Presencial, campus Pituaçu de segunda á sexta das 08h00 as 20h30.

Importante:

  1. Caso a retirada seja realizada por terceiros, só será permitida mediante procuração registrada em Cartório.
  2. Os diplomas estão sendo emitidos com um prazo de até 120 (cento e vinte) dias.
  3. O diploma deverá ser assinado em caneta preta;
  4. O documento não poderá ser plastificado.

Preciso da assinatura do meu Termo de Contrato de Estágio. O que fazer?

Você deverá acessar o Portal do Aluno e solicitar a assinatura através da Abertura de Requirimento” Assinatura de Termo de Contrato de Estágio – Graduação Presencial”.

Será necessário anexar o documento já assinado por você.

Sou formando e só devo horas de Atividade Complementar, como faço para solicitar?

Caso esteja matriculado no semestre vigente, restando apenas apresentar as Atividades Complementares, poderá abrir um requerimento no Portal do Aluno, anexando os Certificados. Este requerimento será analisado pelo Coordenador do seu Curso. 

Caso não esteja ativo, o aluno poderá solicitar o reingresso no Portal do Aluno ou manter contato com a Central de Atendimento, através WhatsApp:

 

Telefone: 71-3206-7800

 

Como faço para solicitar meu diploma?

Após a colação de grau, você poderá solicitar o seu diploma via Central de Relacionamento com o Aluno (CRA) através dos canais abaixo:

WhatsApp: 3206-7800

Atendimento Presencial, campus Pituaçu de segunda á sexta das 08h00 as 20h30.

O prazo para confecção são 90 a 120 dias.

Importante:  Para confecção é necessário apresentação dos documentos:
  • RG;
  • CPF
  • Certidão de Nascimento/Casamento (no caso de alteração de nome);
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

 

Como acesso as disciplinas digitais e remoto síncrona da UCSAL?

As disciplinas  ficam disponíveis na plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Para acessar, basta entrar em nosso Site Oficial, clicar em ‘Acesso ao AVA’ e inserir o login (CPF) e a senha (os três primeiros dígitos do seu CPF).

 

 

Concluí minhas disciplinas, atividades complementares e estou regular com o ENADE. Preciso colar grau, qual o procedimento?

A colação é um ato formal e obrigatório para todos os formandos. Para solicitar a colação de grau, você deverá acessar o seu portal e solicitá-la virtualmente. Aguarde contato da SGC que enviará orientações.

Solicitei no meu portal documento acadêmico (histórico e comprovante de matrícula) e recebi um link no meu e-mail para baixá-los. Como funciona?

A Portaria Nº 360 do MEC traz agora a obrigatoriedade de que a geração de documentos acadêmicos não tenha mais suporte físico e regula a conversão de documentos acadêmicos físicos para o meio virtual, para que todo o acervo seja, agora, digital, onde neste você recebera via e-mail o arquivo para download com a certificação que poderá validado através do QR-Cod e/ou código de validação disponível no documento.

 

Quais documentos acadêmicos disponíveis e prazos?

Disponibilizamos a lista dos documentos e prazos para entrega.

Para alunos ativos não há cobrança de taxas acadêmicas.

Para alunos inativos há cobrança de taxa acadêmica para confecção e entrega.

*Conforme a Portaria Nº 360 do MEC que traz agora a obrigatoriedade de que a geração de documentos acadêmicos não tenha mais suporte físico e regula a conversão de documentos acadêmicos físicos para o meio virtual, os documentos solicitados serão enviados por e-mail cadastrado com assinatura digital.  
AUTORIZAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE 2ª CHAMADA
48h (após confirmação de pagamento)*
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO – GRADUAÇÃO
Alunos até 2017: 30 dias úteis*
Alunos a partir de 2018 (CRM): 10 dias úteis*
Alunos a partir de 2018 (solicitação presencial): em até 72h úteis*
CARTA DE APRESENTAÇÃO PARA ESTÁGIO
15 dias úteis
PROGRAMA DE DISCIPLINAS – APOSTILAMENTO
15 dias úteis (após confirmação de pagamento)
PROGRAMA DE DISCIPLINAS DIGITAL
15 dias úteis (após confirmação de pagamento)*
CERTIFICADO DE MONITORIA
Apresentando os relatórios (CRM): 7 dias úteis*
DECLARAÇÃO APROVAÇÃO DE TCC
30 dias úteis*
DECLARAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE ARMA BRANCA (GASTRONOMIA)
72h úteis*
DECLARAÇÃO DE COMPARECIMENTO
Entrega imediata.
DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DE CURSO
7 dias úteis*
DECLARAÇÃO DE TRAMITAÇÃO DE DIPLOMA
72h úteis, mediante a abertura do requerimento*
DECLARAÇÃO DE VERACIDADE DE DOCUMENTO ACADÊMICO
05 dias úteis*
DECLARAÇÃO PREVISÃO DE CONCLUSÃO
Alunos a partir de 2018 (solicitação presencial e  requerimento): em até 72h úteis
CERTIFICADO DE CONCLUSÃO MONITORIA
Apresentando os relatórios (CRM): 7 dias úteis*
Sem relatórios (CRM): 30 dias úteis*
DECLARAÇÃO DE APROVAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE MONITORIA
7 dias úteis*
ADIMPLÊNCIA FINANCEIRA
72h úteis*
DECLARAÇÃO DE CARGA HORÁRIA PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
07 dias úteis*
DECLARAÇÃO DE MATRÍCULA E FREQUÊNCIA
05 dias úteis*
DECLARAÇÃO DE PERÍODO DE AVALIAÇÕES
30 dias úteis*
DECLARAÇÃO PARA EMISSÃO DA CARTEIRA OAB
72h úteis*
DECLARAÇÃO EXERCÍCIO DOMICILIAR
10 dias úteis*
HISTÓRICO ESCOLAR ALUNOS ATIVOS
72h úteis*
PERCENTUAL DE CARGA HORÁRIA (CRM)
72h úteis*
FICHA FINANCEIRA
72h úteis*
HISTÓRICO ESCOLAR PARA EGRESSOS ATÉ 2018.2
20 dias úteis (após confirmação de pagamento)*
2ª VIA HISTÓRICO ESCOLAR PARA EGRESSOS APÓS 2018.2
72h úteis (após confirmação de pagamento)*

Taxas acadêmicas?

Todos os documentos solicitados como segunda via e/ou para alunos inativos possuem valores específicos para confecção.

2ª VIA CARTÃO DE ACESSO R$ 10,00
2ª VIA DE DIPLOMA GRADUAÇÃO E CERTIFICADO PÓS LATO SENSU R$ 144,00
2ª VIA DE HISTÓRICO TRANSFERÊNCIA EXTERNA GRADUAÇÃO PRESENCIAL R$ 29,00
2ª VIA DE DOC CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO PRESENCIAL R$ 29,00
DECLARAÇÕES, ATESTADOS E CERTIDÕES R$ 14,00
HISTÓRICO ESCOLAR GRADUAÇÃO R$ 29,00
PROGRAMA DE DISCIPLINA R$ 14,00 UNIDADE
2ª CHAMADA GRADUAÇÃO R$ 100,00
*Os documentos são disponibilizados com assinatura digital, no contato de e-mail cadastrado pelo aluno/egresso.

Como solicito cancelamento de curso?

Você poderá solicitar o Cancelamento da Matrícula comparecendo presencialmente a Central de Relacionamento ao Aluno- CRA caso seja aluno veterano ou calouro após o início das aulas.

Para aluno calouros onde as aulas ainda não iniciaram, devem comparecer á Sala de Matrícula para solicitar desistência do curso.

 

Sou calouro e desejo cancelar o curso, como proceder?

Para alunos calouros que desejam cancelar o curso antes do início das aulas, devem comunicar presencialmente na  Sala de Matrícula.

Até o sétimo dia posterior ao da efetivação da matrícula, o aluno calouro poderá desistir do curso, para que seja ressarcido integralmente da parcela paga a título de matrícula.
Ultrapassados os sete primeiros dias da efetivação da matrícula, em caso de desistência de matrícula dos alunos no primeiro semestre de ingresso no curso, antes do início das aulas, a IES reterá 20% (vinte por cento) do(s) valor(es) devido(s) até a data do referido cancelamento.

Como posso saber se meu diploma está pronto?

Quando o diploma é confeccionado pela secretaria geral de cursos, a equipe da Central de Relacionamento ao Aluno enviará o comunicado para seu e-mail cadastrado com orientações para retirada.

Se você ainda não recebeu o e-mail, poderá consultar o andamento através do WhatsApp 32067800.

 

Quero solicitar Recorreção de Avaliação, como procedo?

A recorreção de uma avaliação se dá quando o aluno identifica em sua avaliação que uma questão não foi corrigida ou foi corrigida indevidamente.

Esse procedimento deve ser realizado, via portal do aluno, em até 48 horas após o recebimento da avaliação pelo aluno.

O aluno deverá apontar (anexando a avaliação no requerimento, qual questão ou questões o professor necessitará recorrigir e justificar o motivo, caso não haja justificativa, o seu pedido será indeferido.

 

Como solicito o meu Trancamento de Disciplinas?

Uma vez estando matriculado, você poderá solicitar o Trancamento de Disciplinas via requerimento pelo Portal do Aluno, respeitando o número mínimo de 04 (quatro) disciplinas e o prazo previsto no Calendário Acadêmico. 

O Trancamento de Disciplinas só é permitido para alunos veteranos.

Após a Graduação posso continuar a carreira acadêmica na UCSAL?

A UCSAL é uma Universidade completa. Após concluir a sua Graduação, você ainda poderá desfrutar do saber científico na Universidade, ingressando nos cursos de Pós-Graduação, Lato Sensu ou Stricto Sensu.

Conheça a Pós UCSAL!

Como faço para solicitar o Trancamento de Matrícula?

Você poderá solicitar o Trancamento da Matrícula via requerimento, pelo Portal do Aluno, respeitando o prazo previsto no Calendário Acadêmico. 

O Trancamento de Matrícula só é permitido para alunos veteranos.

Por quanto tempo poderei manter a minha matrícula trancada?

De acordo com o Regimento da UCSal, o aluno poderá manter o trancamento por até metade do curso, sendo consecutivos ou não, mantendo o seu vínculo com a Universidade.

Os períodos em Trancamento são somados aos períodos em Abandono.

O que é avaliação do desempenho acadêmico?

A avaliação do desempenho acadêmico é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, sendo realizada por unidade curricular e o desempenho escolar do estudante.

Para aprovação na unidade curricular o estudante deverá obter frequência igual ou superior 75% em relação ao total das aulas previstas.

O desempenho acadêmico se dará por meio de mensuração dos resultados obtidos a partir de quatro momentos de avaliação, denominados Desempenho l (DI), Desempenho 2 (D2), Avaliação Integradora (AVI) e Avaliação Final (AF).

O DI será realizado dentro do 1º bimestre letivo, cuja nota poderá variar de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos. Este ciclo de avaliação deverá incluir a Avaliação (AVI) e Atividades Avaliativas (AAI) sendo que;
A AVI será realizada por meio de prova escrita com questões objetivas e discursivas, obrigatoriamente, e representará 60% (sessenta por cento) da nota. As Atividades Avaliativas (AAI) corresponderão a 40% (quarenta por cento) da nota, e deverão compor atividades diversificadas de acordo com o perfil da unidade curricular e com os objetivos de aprendizagem. A soma de AVl+AAI totalizará 100% do DI (l0,00 pontos).

 

O D2 será realizado dentro do 2e bimestre letivo, cuja nota poderá variar de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos. Este ciclo de avaliação deverá incluir a Avaliação (AV2) e Atividades Avaliativas (AA2) sendo que:

A AV2 será realizada por meio de prova escrita com questões objetivas e discursivas, obrigatoriamente, e representará 60% (sessenta por cento) da nota. As Atividades Avaliativas (AA2) corresponderão a 40% (quarenta por cento) da nota, e deverão compor atividades diversificadas de acordo com o perfil da unidade curricular e com os objetivos de aprendizagem. A soma de AV2+AA2 totalizará 100% do D2 (10,00 pontos)

Quem pode fazer segunda chamada?

Ao estudante que tenha faltado no dia de aplicação da AVI ou AV2 fica facultado o direito de requerer, no prazo definido em Calendário Acadêmico, a aplicação da Avaliação em Segunda Chamada.

Esse serviço possui custo de taxa acadêmica.

Como solicitar segunda chamada?

A solicitação da Avaliação em Segunda Chamada deverá ser feita via Portal do Aluno, através de sua senha. Na aba de requerimento de segunda chamada, deve-se escolher a disciplina e o próprio sistema gerara o boleto referente à disciplina que perdeu a avaliação.

Quem pode e como solicitar isenção do pagamento da taxa de segunda chamada?

A isenção deve ser solicitada via portal do aluno via requerimento, com a informação do Nome da disciplina e protocolo da segunda chamada.

É necessário a abertura também do protocolo de segunda chamada da disciplina que deseja isenção e a geração do boleto. Os pedidos serão analisados no prazo de até 4 dias úteis e deferido apenas aos que apresentem comprovação:

  • Alunos militares e reservistas ;
  • Alunos atletas O art. 84, da Lei no 9.615, de 1998 (Lei Pelé), que institui normas gerais sobre desporto, determina que será considerado como efetivo exercício, para todos os efeitos legais, o período em que o atleta servidor público civil ou militar, da Administração Pública direta, indireta, autárquica ou fundacional, estiver convocado para integrar representação nacional em treinamento ou competição desportiva no País ou no exterior (Redação dada pela Lei no 9.981, de 2000);
  • Comprovação de doenças infectocontagiosas.
  • Afastamento por cirurgia;
  • Acompanhamento em procedimentos cirúrgicos ou internações de filho menor.