INSCRIÇÕES ABERTAS!

Search

[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”3683″ img_size=”full”][vc_tta_tour][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”PROGRAMA” tab_id=”1660133177918-7d62143c-83e4″][vc_column_text]

PROGRAMA


 

Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania (PPGPSC) é um curso de pós-graduação stricto sensu, voltado para a formação de competências acadêmicas, políticas e técnicas necessárias à produção de conhecimentos sobre as atuais configurações da questão social e à formulação, gestão e avaliação de políticas sociais, com vista à promoção do bem-estar dos cidadãos. Com ele, a UCSal busca atender a uma demanda histórica da sociedade, especialmente daqueles setores mais diretamente envolvidos com o enfrentamento das múltiplas manifestações da questão social.

O curso tem caráter interdisciplinar e acolhe graduados e mestres de qualquer curso de graduação com interesse nas temáticas contempladas na sua Área de Concentração, tais como, Direito, Serviço Social, Economia, Psicologia, Administração, Pedagogia, Ciências Sociais, Fisioterapia, Enfermagem e outras.

Vagas são oferecidas anualmente para Aluno Regular no Mestrado e no Doutorado, além das vagas para Aluno Especial, abertas no início de cada semestre e destinadas aos interessados no curso que ainda não passaram pela seleção para aluno regular ou àqueles que desejem se atualizar nas temáticas do curso.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”LINHAS DE PESQUISA” tab_id=”1676050292676-76f2f467-b411″][vc_column_text]1. Políticas Sociais Universais, Institucionalização e Controle

A linha abriga estudos e pesquisas que tematizam as características e especificidades das políticas sociais universais estruturadas nos sistemas de educação, saúde, previdência, assistência, habitação e de segurança. Os modelos institucionalizados de gestão, monitoramento, avaliação dessas políticas, sua descentralização e os mecanismos de participação da sociedade civil na sua implementação e avaliação. E ainda, estudos e pesquisas voltadas para a caracterização da demanda de cada uma delas e dos processos que as engendram.

2. Estado, Desenvolvimento e Desigualdades Sociais

A linha agrega estudos e pesquisas que discutem a questão da integração social e as políticas voltadas para o enfrentamento da pobreza, da segregação e da exclusão como processos inerentes ao desenvolvimento do capitalismo. Neste sentido, visa produzir conhecimentos teóricos e empíricos sobre o caráter intervencionista do Estado, o que inclui esforços analíticos sobre pensamento social brasileiro [desenvolvimentista] e a análise das tensões entre a modernização econômica e a dinâmica das classes. Acolhe estudos e debates sobre: a) as dinâmicas do mercado de trabalho e a reprodução da desigualdade e da pobreza; b) as formas de segregação e exclusão social sobre territórios (urbanos e rurais); c) o padrão desigual da estrutura socioeconômica brasileira considerando a matriz hierárquica da estrutura de classes, a capacidade redistributiva das políticas sociais e os direitos da cidadania. As pesquisas e
debates desta linha contemplam, ainda, as repercussões da inserção brasileira (e latino-americana) na ordem mundial sobre os países de integração e modelos de bem estar dos países do Sul.

3. Direitos Sociais e Novos Direitos, Construção de Sujeitos e Cidadania

As pesquisas e estudos inseridos nesta linha remetem: a) aos direitos sociais instituídos como direitos fundamentais, a sua efetividade através das políticas sociais e o debate em torno do processo de judicialização da política; b) às identidades (gênero, orientação sexual, raça e geração), a construção de sujeitos e projetos emancipatórios e sua relação com a conquista de novos direitos; c) aos direitos e políticas sociais focalizados em segmentos específicos da população, definidos em função da idade, do sexo, da raça/etnia, e de outros marcadores sociais, dentre elas as políticas de reconhecimento; d) a conquista e efetividade das novas dimensões/gerações de direitos e, e) pesquisas e estudos que focalizem os movimentos sociais; a cidadania e o controle social da ação do Estado.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”ÁREA DE CONCENTRAÇAO” tab_id=”1660133177919-d82f5052-e54d”][vc_column_text]

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO


 

Políticas Sociais e Cidadania

O curso tem como objetivo as políticas sociais considerando a sua pluralidade de sentidos, suas perspectivas multidimensionais, em diferentes escalas e universos empíricos que conferem especificidades à interconexão entre o Estado, a sociedade e o mercado e envolvendo debates entrecruzados de saberes originários de várias áreas do conhecimento. Contempla a crítica dos regimes de bem-estar social; os modos de organização do poder político e social;o modo como as políticas setoriais se constituem, suas lógicas, princípios, modelos e institucionalização e a capacidade política da sociedade (sujeitos históricos) em estabelecer mecanismos de produção e controle social dos bens públicos como direito (s) da cidadania.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”CORPO DOCENTE” tab_id=”1676040035396-7f488f95-f799″][vc_column_text]

Kátia Oliver de Sá

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania.

Professora Licenciada em Educação Física, mestre e doutora em Educação/UFBA e Pós-doutorado em História e Filosofia da Educação/UNICAMP

Áreas de interesse em pesquisa e publicações: Educação Física Escolar, Estudos das políticas de Lazer e Esporte, Filosofia da Educação, Epistemologia, Ontologia do Trabalho e da Educação, Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórico-Cultural e Educação do Campo.

E-mailkatia.oliver@pro.ucsal.br

Currículo Lattes – Clique aqui!

 

Dirley da Cunha Júnior 

Bacharel em Direito, Pós-Doutor em Direito (Especialidade em Ciências Jurídico-Políticas) pela Universidade de Lisboa (Portugal). Doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2003) e Mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Bahia – UFBA 

Áreas de interesse em pesquisa e publicações: Direitos Fundamentais e Efetividade dos Direitos Sociais; Jurisdição Constitucional; Judicialização e Ativismo Judicial.

E-mail: dirley.junior@pro.ucsal.br

Currículo Lattes – Clique aqui!

 

Maria de Fátima Pessôa Lepikson

Assistente Social, Doutora em Educação/UFBA

Áreas de interesse em pesquisa e publicações: Questão Social; Políticas Sociais; Participação e Controle Social; Proteção e Direitos da Criança e do Adolescente; Serviço Social, Trabalho e Formação Profissional

E-mail: maria.lepikson@pro.ucsal.br

Currículo Lattes – Clique aqui!

 

Ana Maria Fernandes Pitta 

Médica, Doutora em Medicina Preventiva, área de concentração Saúde Mental, FMUSP.

Áreas de interesse em pesquisa e publicações: Políticas de Saúde; Saúde Mental e uso de substâncias psicoativas; Psicopatologia e Psicodinâmica do Trabalho; Avaliação de políticas, programas, e serviços de Saúde.

E-mail: ana.pitta@pro.ucsal.br

Currículo Lattes –  Clique aqui!

Fernanda Ravazzano Lopes Baqueiro

Pós doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Barcelona-ES. Doutora em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia.

Áreas de interesse em pesquisa e publicações: Criminologia crítica e sistema punitivo; Justiça Restaurativa e alternativas ao punitivismo formal; Direito Internacional: direito penal internacional, direitos humanos na perspectiva internacional, direito humanitário, direito dos refugiados; Violência doméstica.

E-mail: fernanda.baqueiro@pro.ucsal.br

Currículo Lattes –  Clique aqui!

 

Julie Sarah Lourau Alves da Silva  

Doutora em Antropologia Social e Etnologia – Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris, França) em cotutela com PPG Ciências Sociais da UFBA.

Áreas de interesse em pesquisa e publicações: Relações raciais, Ações afirmativas, Direito à cidade, Políticas Culturais, Juventudes, Epistemologias Críticas, Antropologia das Festas. 

E-mail: julie.lourau@pro.ucsal.br

Currículo Lattes – Clique aqui!

 

Bas’ilele Malomalo

Filósofo, Teólogo, Doutor em Sociologia/UNESP

Áreas de interesse em pesquisa e publicações: Estudos Africanos; Estudos das relações raciais; políticas públicas e ações afirmativas; Multiculturalismo; Migrações; Cooperação internacional; Desenvolvimento sustentável; Direitos da Natureza, Segurança Alimentar e Nutricional.

E-mail: escolaafricana@gmail.com / basilele@unilab.edu.br

Currículo Lattes – Clique aqui!

 

Joaci de Sousa Cunha

Doutor em História pela Universidade Federal da Bahia (2011), mestre em História (1996) e Bacharel em Direito pela mesma Universidade. Além da advocacia, tem experiência docente e em pesquisa nas áreas de Brasil Republicano, Movimentos Sociais e História Econômica.

Áreas de Interesse: Brasil Republicano; História Econômica

E-mail:  joaci.cunha@pro.ucsal.br

Currículo Lattes – Clique aqui!

 

Aparecida Neto Teixeira

Arquiteta. Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Pós-doutorado pela UFBA. 

Áreas de interesse em pesquisa e publicações tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase principalmente nos seguintes temas: direito à cidade; planejamento urbano regional; habitação de interesse social; espaços públicos; conflitos territoriais e socioambientais. 

E-mail: aparecida.teixeira@pro.ucsal.br

Currículo Lattes – Clique aqui!

 

Rafael Cerqueira Fornasier

Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia do Seminário São José do Rio de Janeiro. Doutor em Teologia. 

Áreas de interesse em pesquisa e publicações: Antropologia, Filosofia, Teologia, Sociologia, Psicologia com ênfase na educação, Gestão no Terceiro Setor, Inclusão humano-social para crianças e adultos.

E-mail: rafael.fornasier@pro.ucsal.br

Currículo Lattes –  Clique aqui! 

 

Lívia Alessandra Fialho da Costa 

Graduada em Ciências Sociais e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestrado em Antropologia Social e Etnologia – École des Hautes Études en Sciences Sociales (1997). Doutorado em Antropologia Social e Etnologia – École des Hautes Études en Sciences Sociales. Pós-doutorado na Université Paris 13. 

Áreas de interesse em pesquisa e publicações: Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, escola, família, religião, protestantismo e conversão.

E-mail: livia.costa@ucsal.br

Currículo Lattes – Clique aqui!

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”OBJETIVOS” tab_id=”1660133346670-982baf13-f707″][vc_column_text]

OBJETIVOS


 

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadadia da UCSal propõe formação interdisciplinar consistente de mestres e doutores sobre políticas sociais, com ênfase na mudança histórica, econômica, social e política e na espacialização que acompanham o desenvolvimento do capitalismo e os diferentes regimes de bem-estar, processos que exigem uma abordagem teórico-metodológica que favoreça o diálogo entre saberes (sociologia economia política, antropologia, educação, saúde, psicologia, serviço social, direito e ciências políticas).

Com essas preocupações, o curso visa: a) Oferecer formação teórico-metodológica de caráter interdisciplinar, qualificando profissionais para atuarem em áreas estratégicas do desenvolvimento nacional, na inovação de pesquisas nas áreas das políticas sociais e da efetividade dos direitos sociais da cidadania. b) Desenvolver pesquisas interdisciplinares orientadas para conhecer, avaliar e atender às exigências implícitas à intervenção do Estado na área social,na garantia da seguridade social e civil, orientadas para o aperfeiçoamento da cidadania. c) Fomentar o debate sobre o ciclo crítico do desenvolvimento contemporâneo, buscando atenuar riscos e desenvolver ferramentas analíticas que permitam a redução das desigualdades;a garantia dos direitos e a expressão da cidadania em suas distintas formas de manifestação e participação política. d) Fomentar a cooperação internacional com grupos de excelência, de forma a melhorar a produção científica e a qualidade das pesquisas docentes e discentes e permitir a mobilidade na formação. e) Desenvolver o potencial criativo e inovador no campo das conquistas científicas do ser humano integral e integrado para questionar e responder aos “desafios da complexidade”.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”PÚBLICO-ALVO” tab_id=”1660133350269-2a5f86cf-1d8e”][vc_column_text]

PÚBLICO-ALVO


 

Voltado para a formação de competências acadêmicas, políticas e técnicas na área das políticas sociais, o Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania acolhe recém-graduados e profissionais de formação disciplinar variada – Serviço Social, Direito, Administração, Saúde Coletiva, Enfermagem, Fisioterapia, Sociologia, Economia, Pedagogia e Psicologia, dentre outras -, vocacionados para a pesquisa e ensino e/ou que atuem ou desejem atuar como profissionais em organizações governamentais e não-governamentais, na esfera das políticas sociais, particularmente aquelas relacionadas à assistência social, saúde; educação; atenção à infância, adolescência e velhice; geração de emprego e renda, acesso à justiça e demais ações voltadas para a afirmação da cidadania.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”PERFIL DO EGRESSO” tab_id=”1660133348942-bcc30b26-2c30″][vc_column_text]

PERFIL DO EGRESSO


 

Os Mestres e Doutores em Políticas Sociais e Cidadania estarão habilitados em nível avançado para o ensino na graduação e na pós-graduação e para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas de caráter interdisciplinar na área de concentração do curso, assim como para o desempenho de atividades nos campos das políticas sociais e da cidadania, em âmbitos institucionais diversos, como o setor público, organizações não governamentais nacionais e internacionais e em entidades do setor privado. Esses profissionais desenvolverão competências para acompanhar e se inserir nos debates contemporâneos e para intervir na realidade social. A prática com pesquisa interdisciplinar contribuirá para que os egressos, formados em diversas áreas do conhecimento e atuando em diversos campos profissionais das políticas sociais, nas suas funções originais ampliem sua base social de referencia e passam a se interessar em novas abordagens em seu próprio campo, as quais se estruturam por conhecimento interdisciplinar.[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section i_icon_fontawesome=”fas fa-caret-right” add_icon=”true” title=”PROCESSOS SELETIVOS” tab_id=”1660133495117-8905f211-ee4f”][vc_column_text]

PROCESSOS SELETIVOS


25/07/2023 – Homologar as inscrições do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania

12/06/2023 – Edital Nº 23 2023 – Abertura de Inscrição para Processo de Seleção – Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania

Anexo I  

Anexo II

Referência de anteprojeto

Inscreva-se aqui!

08/02/2023 – Homologar o Resultado Final do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Políticas Sociais e Cidadania.


26/01/2023 – Edital nº41-2022 – Homologação das Inscrições do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania

25/01/2023 – Edital N° 01/2023 – Abertura de inscrições para seleção de Aluno Especial dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

 


 

30/11/2022 – Edital nº45-2022 – Abertura de Inscrição para Seleção Interna de Professor(a) Doutor(a) para Docência no Quadro de Professores de Carreira  no Programa de Pós-Graduação em Stricto Sensu em Políticas Sociais e Cidadania.

 


 

05/12/2022 – Aditivo ao Edital nº 41/2022

16/11/2022 – Edital nº41/2022- Abertura de Inscrição Para Processo de Seleção 2023 – Aluno Regular – Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania.
.

.

Inscrição para o Mestrado | Inscrição para o Doutorado

 


 

22/08/2022 – Homologação do resultado final do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação – Políticas Sociais e Cidadania – Vagas Remanescentes

 


 

18/08/2022 – Homologação das inscrições do processo seletivo de vagas remanescentes, turma 2022 do Programa de Políticas Sociais e Cidadania.

 


08/08/2022 – Edital nº29/2022 – Processo Seletivo para Ingresso no Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania da UCSal – Vagas Remanescentes – Turma 2022.
.
– Modelo de memorial;
– Modelo de elaboração do anteprojeto (mestrado) e projeto (doutorado);– – – MESTRADO POLÍTICAS SOC. E CIDADANIA 22/2 AR VAGAS REMANESCENTES;[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_tour][/vc_column][/vc_row]