RELAÇÕES PÚBLICAS
SOBRE O CURSO
BACHARELADO
O curso de Relações Públicas é uma jornada dinâmica e estratégica destinada a estudantes que desejam se tornar especialistas na construção de relacionamentos sólidos entre organizações e seus públicos. Durante o curso, os alunos mergulham no mundo da comunicação, aprendendo a transmitir mensagens eficazes, gerenciar reputações, criar eventos impactantes e promover a compreensão mútua entre diferentes partes interessadas.
O currículo do curso abrange uma ampla variedade de disciplinas, desde teoria da comunicação até branding, marketing, gestão de crises, ética, mídias sociais e produção de conteúdo. Os alunos desenvolvem uma compreensão profunda das estratégias de comunicação, aprendendo a criar narrativas coerentes que ressoem com públicos diversos.
Uma característica marcante do curso de Relações Públicas é a ênfase na habilidade de construir e manter relacionamentos sólidos. Os alunos aprendem a planejar e executar estratégias de comunicação que fortaleçam a confiança, promovam a transparência e melhorem a imagem de marcas e organizações.
Além disso, o curso valoriza a adaptação às mudanças tecnológicas e ao cenário da comunicação em constante evolução. Os alunos exploram as melhores práticas para aproveitar as mídias sociais, monitorar a presença online e enfrentar desafios de comunicação complexos.
Após a conclusão do curso, os graduados têm diversas oportunidades de carreira à sua disposição. Eles podem trabalhar como assessores de comunicação em empresas, agências de relações públicas, setor governamental, organizações sem fins lucrativos e até mesmo no mundo do entretenimento. Carreiras em relações com a mídia, planejamento de eventos, gestão de redes sociais, marketing de influência e consultoria em imagem também são possibilidades emocionantes.
Habilidades como comunicação persuasiva, criatividade, pensamento estratégico, análise de tendências, resolução de problemas e habilidades interpessoais são fundamentais para o sucesso na área de Relações Públicas. A capacidade de compreender a dinâmica entre organizações e seu público, interpretar feedback e criar estratégias de comunicação impactantes também são aspectos importantes.
Em resumo, o curso de Relações Públicas oferece uma oportunidade excepcional para aqueles que desejam ser agentes de mudança na construção de relacionamentos organizacionais e na promoção da comunicação eficaz. Com a habilidade de moldar percepções, gerenciar reputações e influenciar positivamente a imagem de marcas, os formados em Relações Públicas desempenham um papel crucial no sucesso e na sustentabilidade das organizações em um mundo altamente conectado.
________________________________________
O curso de Relações Públicas oferece uma oportunidade empolgante para estudantes interessados em comunicação estratégica, gestão de imagem e construção de relacionamentos positivos entre organizações e seus públicos. Ao longo do curso, os alunos exploram as técnicas e estratégias para transmitir mensagens eficazes, gerenciar a reputação de empresas e instituições e promover a compreensão mútua entre diferentes partes interessadas.
O currículo do curso abrange uma ampla gama de disciplinas, desde teoria da comunicação até relações com a mídia, marketing, branding, gerenciamento de crises, ética e responsabilidade social. Os alunos desenvolvem uma compreensão profunda das dinâmicas da comunicação organizacional e aprendem a aplicar técnicas de persuasão, planejamento de eventos, produção de conteúdo e uso eficaz das mídias sociais.
Uma característica distintiva do curso de Relações Públicas é a ênfase na construção de relacionamentos positivos entre organizações e seus públicos-alvo. Os alunos aprendem a desenvolver estratégias de comunicação que fortaleçam a confiança, promovam a transparência e promovam a imagem positiva da marca.
Além disso, o curso enfatiza a importância da adaptação às mudanças tecnológicas e à evolução das plataformas de comunicação. Os alunos aprendem a utilizar as ferramentas digitais de maneira eficaz, a monitorar a presença online e a gerenciar a comunicação em cenários de crise.
Após a conclusão do curso, os graduados têm uma variedade de oportunidades de carreira à sua disposição. Eles podem atuar como assessores de comunicação em empresas, agências de comunicação, instituições governamentais, organizações não governamentais e setor de entretenimento. Além disso, podem trabalhar em áreas como relações com a mídia, eventos corporativos, marketing de influência, gestão de redes sociais e até mesmo consultoria em imagem.
Habilidades como habilidades de comunicação escrita e verbal, pensamento estratégico, empatia, criatividade, capacidade de resolução de problemas e adaptabilidade são fundamentais para o sucesso na área de Relações Públicas. A capacidade de entender as necessidades do público, interpretar tendências e promover uma comunicação autêntica e convincente também são aspectos importantes.
Em resumo, o curso de Relações Públicas oferece uma oportunidade única para aqueles que desejam desempenhar um papel central na construção e gestão da imagem de organizações, influenciando a percepção pública e promovendo a comunicação eficaz. Com a habilidade de criar estratégias de comunicação impactantes, os formados em Relações Públicas desempenham um papel crucial na promoção de relacionamentos positivos e na promoção do sucesso organizacional.
Semestre 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
COM001 | OFICINA DE MÍDIA IMPRESSA, DESIGN E COMPUTAÇÃO GRÁFICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC006 | FUNDAMENTOS DE RELAÇÕES PÚBLICAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC601 | FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA E DE ANTROPOLOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB201 | COMUNICAÇÃO LINGUÍSTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG011 | INICIAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
REL001 | REDAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC008 | ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM COMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC017 | OFICINA DE MÍDIA AUDIOVISUAL, DESIGN E COMPUTAÇÃO GRÁFICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC393 | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC606 | INTRODUÇÃO À PESQUISA EM COMUNICAÇÃO | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC628 | CIÊNCIAS POLÍTICAS | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC629 | HISTÓRIA E TEORIA DAS RELAÇÕES PÚBLICAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG201 | INICIAÇÃO AO PENSAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC005/20111 | ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC018 | OFICINA DE COMUNICAÇÃO EM CULTURA E MÍDIA DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC019 | FUNDAMENTOS DA FOTOGRAFIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC522 | SEMIÓTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC631 | RELAÇÕES PÚBLICAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC632 | SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM RELAÇÕES PÚBLICAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG013 | TEOLOGIA E HUMANISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC020 | ESTATÍSTICA BÁSICA E INFOGRAFIA | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC613 | OFICINA DE PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC634 | COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC635 | PÚBLICOS EM RELAÇÕES PÚBLICAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC647 | PESQUISA INSTITUCIONAL E MERCADOLÓGICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB200 | FUNDAMENTOS DE MARKETING | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG018 | SOCIEDADE, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC616 | OFICINA DE PROJETOS E NEGÓCIOS DIGITAIS EM COMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC639 | GESTÃO DE RISCO E CRISE DE IMAGEM ON E OFF-LINE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC643 | ESTRATÉGIAS AVANÇADAS DE RELACIONAMENTO NAS MÍDIAS SOCIAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC660 | STORYTELLING E CONTEÚDO TRANSMÍDIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG017 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
REL002 | PRÁTICAS EM RELAÇÕES PÚBLICAS I – ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 120 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC638 | OPINIÃO PÚBLICA: TEORIA E PESQUISA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC642 | PLANEJAMENTO E GESTÃO DE EVENTOS, CERIMONIAL E PROTOCOLO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC652 | COMUNICAÇÃO GUIADA POR DADOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CSC665 | COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL E NO TERCEIRO SETOR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB659 | PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
REL003 | PRÁTICAS EM RELAÇÕES PÚBLICAS II – ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 90 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
REL004 | PRE-PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM RELAÇÕES PÚBLICAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
REL005 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM RELAÇÕES PÚBLICAS | 150 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELETIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB207 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE001 | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE002 | EDUCOMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE003 | CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE004 | COMPLIANCE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE005 | PROJETO DE EXTENSÃO EM DIREITO E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE006 | INTERFACES DE DASHBOARDS INTERATIVOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE007 | CRIAÇÃO DE DASHBOARDS INTELIGENTES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE008 | ETNIAS E DIVERSIDADE CULTURAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE009 | CULINÁRIAS ALTERNATIVAS E TENDÊNCIAS ALIMENTARES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE010 | PROPAGANDA INFANTO-JUVENIL E O DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE011 | ÉTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE012 | TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE013 | PRIMEIROS SOCORROS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE014 | COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE015 | ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA APLICADAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE016 | TOMADA DE DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE017 | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE018 | IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE019 | INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL | 60 |