PEDAGOGIA
SOBRE O CURSO
LICENCIATURA
O curso de Pedagogia é uma jornada enriquecedora destinada a estudantes apaixonados pela educação e pelo desenvolvimento humano. Ao longo do curso, os alunos exploram os fundamentos da pedagogia, as teorias da aprendizagem, as práticas de ensino e as estratégias para criar ambientes educativos eficazes e inclusivos.
O currículo do curso abrange uma ampla variedade de disciplinas, desde a psicologia do desenvolvimento infantil até a sociologia da educação, filosofia da educação, didática, avaliação educacional e muito mais. Os alunos desenvolvem uma compreensão profunda dos processos de aprendizagem, desenvolvimento infantil e teorias educacionais que fundamentam o trabalho pedagógico.
Uma característica marcante do curso de Pedagogia é a ênfase na aplicação prática do conhecimento. Os alunos têm a oportunidade de vivenciar estágios em escolas, creches, projetos sociais e outras instituições educacionais, onde podem colocar em prática as teorias aprendidas e desenvolver suas habilidades como educadores.
Além disso, o curso enfatiza a importância da educação inclusiva e da adaptação às diversas necessidades dos alunos. Os alunos aprendem a criar ambientes de aprendizado que atendam a diferentes estilos de aprendizagem, habilidades e desafios, promovendo a equidade e a igualdade de oportunidades.
Após a conclusão do curso, os graduados têm uma variedade de oportunidades de carreira à sua disposição. Eles podem atuar como professores na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, trabalhar em coordenação pedagógica, atuar em projetos sociais e comunitários, desenvolver materiais educativos, trabalhar com educação inclusiva e até mesmo se envolver em pesquisa educacional.
Habilidades como empatia, habilidades de comunicação, criatividade, compreensão da diversidade cultural, habilidades de planejamento de aulas e adaptabilidade são fundamentais para o sucesso na área de Pedagogia. A capacidade de inspirar, motivar e guiar os alunos em seu processo de aprendizagem também são aspectos importantes.
Em resumo, o curso de Pedagogia oferece uma oportunidade única para aqueles que desejam impactar positivamente a sociedade através da educação. Com a capacidade de criar ambientes de aprendizado significativos, promover o desenvolvimento integral dos alunos e influenciar positivamente o futuro da educação, os formados em Pedagogia desempenham um papel crucial na construção de um mundo mais educado, inclusivo e igualitário.
________________________________________
O mercado na área de Pedagogia oferece um cenário diversificado e significativo para profissionais comprometidos em moldar o futuro da educação e contribuir para o desenvolvimento integral das novas gerações. Pedagogos desempenham um papel fundamental na criação de ambientes de aprendizado eficazes, inovadores e inclusivos, tanto dentro das salas de aula como em diversas instituições educacionais.
As oportunidades de carreira na área de Pedagogia incluem:
Educação Infantil e Ensino Fundamental: Pedagogos podem trabalhar como professores em escolas, planejando e executando atividades educativas que estimulem o desenvolvimento cognitivo, social e emocional de crianças.
Educação Especial: Profissionais podem atuar na educação de crianças com necessidades educacionais especiais, adaptando abordagens pedagógicas para atender a diferentes habilidades e desafios.
Coordenação Pedagógica: Pedagogos podem ocupar cargos de coordenação em escolas, desenvolvendo currículos, orientando professores e promovendo a melhoria contínua da qualidade do ensino.
Educação Inclusiva: Pedagogos desempenham um papel crucial na promoção da inclusão de alunos com deficiência e na criação de ambientes escolares acolhedores para todos.
Educação Corporativa: Profissionais podem trabalhar em empresas, desenvolvendo programas de treinamento e capacitação para funcionários, com foco no aprimoramento de habilidades profissionais.
Tutoria e Aulas Particulares: Pedagogos podem oferecer serviços de tutoria para alunos que precisam de apoio adicional em suas atividades de aprendizado.
Desenvolvimento de Materiais Didáticos: Profissionais podem criar materiais educativos, jogos e recursos de ensino que auxiliem os educadores no processo de ensino-aprendizagem.
Habilidades essenciais para pedagogos incluem compreensão da psicologia do desenvolvimento infantil, empatia, habilidades de comunicação, criatividade, flexibilidade, adaptação a diferentes estilos de aprendizado e capacidade de construir relacionamentos positivos com alunos, colegas e pais.
O avanço da tecnologia também tem impulsionado a necessidade de pedagogos capazes de integrar ferramentas digitais no processo educativo, criando experiências de aprendizado inovadoras e envolventes.
Com o foco crescente na educação de qualidade e na inclusão, a demanda por profissionais de Pedagogia continua a crescer. Pedagogos são agentes de transformação social, moldando as mentes jovens e influenciando o futuro da sociedade através do poder da educação.
Em resumo, o mercado de Pedagogia oferece um amplo espectro de oportunidades para profissionais comprometidos com a melhoria da educação e do desenvolvimento das futuras gerações. Com a capacidade de criar ambientes de aprendizado inspiradores, personalizados e inclusivos, os pedagogos desempenham um papel crucial na construção de um mundo mais educado e igualitário.
Semestre 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB015 | LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB625 | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG011 | INICIAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED446 | HISTÓRIA INTEGRADA DA EDUCAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED477 | INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED485 | FUNDAMENTOS SOCIO-ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB016 | POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG017 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED030 | EDUCAÇÃO INFANTIL E DESENVOLVIMENTO NA APRENDIZAGEM | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED031 | EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED091 | BASES NEUROLÓGICAS DA APRENDIZAGEM | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED448 | ARTE E EDUCAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB205 | FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG201 | INICIAÇÃO AO PENSAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED032 | EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE CIVIL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED033 | PESQUISA E PRÁTICA PEDAGOGICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED034 | PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED035 | LINGUAGEM LITERATURA E EDUCAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB104 | FUNDAMENTOS DO CURRÍCULO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG013 | TEOLOGIA E HUMANISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED036 | PESQUISA E PRÁTICA PEDAGOGICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED452 | DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED458 | PRÁTICAS EDUCATIVAS EM LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED459 | PRÁTICAS EDUCATIVAS EM MATEMÁTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB017 | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG018 | SOCIEDADE, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED037 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL | 100 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED454 | CURRÍCULO E PRÁXIS PEDAGÓGICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED468 | AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB657 | FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB659 | PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED038 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (ALFABETIZAÇÃO E AIEF) | 100 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED461 | PRÁTICAS EDUCATIVAS EM GEOGRAFIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED462 | PRÁTICAS EDUCATIVAS EM HISTÓRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB018 | EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO EM DIREITOS HUMANOS | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB033 | EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE EM DIREITOS HUMANOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED040 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 100 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED384 | GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED460 | PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CIÊNCIAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED464 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC I) | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
PED041 | PEDAGOGIA EM AMBIÊNCIA HOSPITALAR E DOMICILIAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED042 | INTRODUÇÃO À PSICOPEDAGOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED043 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR | 100 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
PED471 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC II) | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELETIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE001 | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE002 | EDUCOMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE003 | CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE004 | COMPLIANCE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE005 | PROJETO DE EXTENSÃO EM DIREITO E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE006 | INTERFACES DE DASHBOARDS INTERATIVOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE007 | CRIAÇÃO DE DASHBOARDS INTELIGENTES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE008 | ETNIAS E DIVERSIDADE CULTURAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE009 | CULINÁRIAS ALTERNATIVAS E TENDÊNCIAS ALIMENTARES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE010 | PROPAGANDA INFANTO-JUVENIL E O DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE011 | ÉTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE012 | TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE013 | PRIMEIROS SOCORROS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE014 | COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE015 | ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA APLICADAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE016 | TOMADA DE DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE017 | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE018 | IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE019 | INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL | 60 |