NUTRIÇÃO
SOBRE O CURSO
BACHARELADO
P.R.R
nº 110 de 04/02/2021
D.O.U. de 05/02/2021
O curso de Nutrição é uma jornada fascinante destinada a estudantes interessados em entender a relação entre alimentação, saúde e bem-estar. Ao longo do curso, os alunos exploram a ciência por trás da nutrição, aprendem a desenvolver planos alimentares equilibrados e adquirem habilidades para orientar indivíduos e comunidades na busca por uma vida saudável.
O currículo do curso abrange uma ampla variedade de disciplinas, desde a anatomia e fisiologia do corpo humano até a bioquímica, microbiologia, nutrição clínica, dietética, educação alimentar e epidemiologia. Os alunos desenvolvem uma compreensão profunda dos nutrientes, da digestão, da metabolização e do impacto dos alimentos na saúde.
Uma característica marcante do curso de Nutrição é a ênfase na aplicação prática do conhecimento. Os alunos aprendem a avaliar as necessidades nutricionais de diferentes indivíduos, considerando fatores como idade, sexo, condições de saúde e estilo de vida. Eles também aprendem a desenvolver planos alimentares personalizados para ajudar a prevenir doenças, promover o desempenho esportivo, melhorar a qualidade de vida e abordar questões específicas, como alergias alimentares e distúrbios alimentares.
Além disso, o curso enfatiza a importância da comunicação eficaz. Os alunos desenvolvem habilidades de aconselhamento nutricional, aprendem a traduzir conceitos científicos complexos em linguagem acessível e a motivar indivíduos a fazerem escolhas alimentares saudáveis.
Após a conclusão do curso, os graduados têm uma variedade de oportunidades de carreira à sua disposição. Eles podem atuar como nutricionistas clínicos, trabalhando em hospitais, clínicas de saúde, consultórios particulares e equipes multidisciplinares. Além disso, eles podem se envolver em nutrição esportiva, educação nutricional, pesquisa acadêmica, consultoria em indústria de alimentos, programas de saúde pública e muito mais.
Habilidades como conhecimento científico em nutrição, habilidades de avaliação, comunicação eficaz, empatia, ética profissional e a capacidade de se manter atualizado com as últimas pesquisas são fundamentais para o sucesso na área de Nutrição. A capacidade de adaptar planos alimentares às necessidades individuais e promover mudanças de comportamento saudáveis também são aspectos importantes.
Em resumo, o curso de Nutrição oferece uma oportunidade única para aqueles que desejam compreender a ciência por trás da alimentação, promover a saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas através de escolhas alimentares equilibradas. Com a capacidade de aconselhar, educar e impactar positivamente a saúde da sociedade, os formados em Nutrição desempenham um papel crucial na promoção do bem-estar e na conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável.
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O mercado na área de Nutrição oferece um cenário diversificado e em constante crescimento para os profissionais que possuem conhecimentos em alimentação saudável, nutrição clínica e promoção da saúde. Nutricionistas desempenham um papel fundamental na orientação das pessoas em relação a hábitos alimentares, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida.
As oportunidades de carreira na área de Nutrição incluem:
Nutrição Clínica: Nutricionistas trabalham em hospitais, clínicas e consultórios, oferecendo orientação dietética personalizada para pacientes com condições médicas específicas, como diabetes, doenças cardiovasculares, distúrbios alimentares e muito mais.
Nutrição Esportiva: Profissionais atuam com atletas e entusiastas do esporte, auxiliando no planejamento de dietas que otimizem o desempenho, recuperação e saúde geral.
Nutrição Comunitária: Nutricionistas promovem a educação alimentar em escolas, empresas, organizações sem fins lucrativos e outras comunidades, visando melhorar a saúde e os hábitos alimentares da população.
Nutrição Funcional: Profissionais adotam uma abordagem holística, considerando aspectos individuais, genéticos e de estilo de vida para desenvolver planos alimentares que promovam o equilíbrio e a prevenção de doenças.
Consultoria em Nutrição: Nutricionistas podem estabelecer práticas privadas de consultoria, oferecendo orientação individualizada para pessoas em busca de uma dieta saudável.
Indústria Alimentícia: Profissionais podem trabalhar em empresas de alimentos, contribuindo para o desenvolvimento de produtos saudáveis, análise nutricional e regulamentações de rotulagem.
Pesquisa e Educação: Nutricionistas podem se envolver em pesquisa acadêmica, investigando tópicos relacionados à nutrição, além de atuarem como professores em instituições educacionais.
Habilidades essenciais para nutricionistas incluem conhecimento profundo de nutrição e dietética, habilidades de comunicação, habilidades de aconselhamento, compreensão das necessidades nutricionais específicas de diferentes grupos de pessoas e capacidade de interpretar pesquisas científicas.
A crescente conscientização sobre a importância da alimentação saudável e da prevenção de doenças tem impulsionado a demanda por profissionais de nutrição. Com a expansão da indústria de alimentos saudáveis, as oportunidades de trabalho têm se diversificado, abrindo caminho para consultorias independentes, programas de educação nutricional e colaborações em equipes multidisciplinares de saúde.
Em resumo, o mercado de Nutrição oferece um vasto leque de oportunidades para profissionais comprometidos em promover a saúde e o bem-estar por meio de uma alimentação adequada. Com a capacidade de aconselhar, educar e melhorar a qualidade de vida das pessoas, os nutricionistas desempenham um papel crucial na promoção da saúde e na conscientização sobre a importância de escolhas alimentares equilibradas.
Semestre 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB009 | ANATOMIA HUMANA | 60 | CIENCIAS MORFOFUNCIONAIS | |||||||||||||||||||||||||||||||
EFB603 | BIOLOGIA MORFOFUNCIONAL I | 60 | BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR | |||||||||||||||||||||||||||||||
EFG011 | INICIAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA | 60 | PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL | |||||||||||||||||||||||||||||||
NUT059 | ANTROPOLOGIA DA NUTRIÇÃO | 60 | ASPECTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS DA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO | |||||||||||||||||||||||||||||||
NUT060 | MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA | 60 | MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS | |||||||||||||||||||||||||||||||
NUT061 | ÉTICA, ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: CENÁRIOS DA PRÁTICA | 60 | ÉTICA, BIOÉTICA E DEONTOLOGIA | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB606 | BIOLOGIA MORFOFUNCIONAL II | 60 | HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA | |||||||||||||||||||||||||||||||
EFG017 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 60 | EMPREENDEDORISMO E MARKETING APLICADOS À NUTRIÇÃO | |||||||||||||||||||||||||||||||
NUT009 | BROMATOLOGIA | 60 | LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO | |||||||||||||||||||||||||||||||
NUT012 | BIOQUÍMICA APLICADA À NUTRIÇÃO | 60 | BIOQUÍMICA METABÓLICA | |||||||||||||||||||||||||||||||
NUT062 | FISIOLOGIA DA NUTRIÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG201 | INICIAÇÃO AO PENSAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT063 | TECNICA DIETÉTICA | 60 | TÉCNICA DIETÉTICA E GASTRONOMIA | |||||||||||||||||||||||||||||||
NUT064 | NUTRIÇÃO E METABOLISMO | 60 | NUTRIÇÃO NS CICLOS VITAIS I | |||||||||||||||||||||||||||||||
NUT065 | AVALIAÇÃO NUTRICIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT066 | EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG013 | TEOLOGIA E HUMANISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT067 | CONTROLE DE QUALIDADE DOS ALIMENTOS | 60 | VIGILÂNCIA SANITÁRIA E HIGIENE DOS ALIMENTOS | |||||||||||||||||||||||||||||||
NUT068 | NUTRIÇÃO E PRESCRIÇÃO DIETÉTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT069 | NUTRIÇÃO DA CONCEPÇÃO A ADOLESCÊNCIA | 60 | NUTRIÇÃO MATERNO INFANTIL | |||||||||||||||||||||||||||||||
NUT070 | EPIDEMIOLOGIA, PÓLITICAS E PROGRAMAS EM NUTRIÇÃO | 60 | POLÍTICA DE SAÚDE | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG018 | SOCIEDADE, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT037 | PLANEJAMENTO E DESIGN DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO | 60 | PLANEJAMENTO E DESIGN DE UNIDADES PRODUTORAS DE ALIMENTOS | |||||||||||||||||||||||||||||||
NUT038 | TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT071 | DIETOTERAPIA DO SISTEMA DIGESTÓRIO | 60 | FISIOPATOLOGIA E DIETOTERAPIA I | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB659 | PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT034 | TERAPIA NUTRICIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT072 | NUTRIÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA E ESTÉTICA | 60 | ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA ATIVIDADE FÍSICA | |||||||||||||||||||||||||||||||
NUT073 | GESTÃO E MARKETING EM UNIDADES PRODUTORAS DE REFEIÇÕES | 60 | GESTÃO DE UPA | |||||||||||||||||||||||||||||||
NUT074 | DIETOTERAPIA E INTERAÇÃO DROGA NUTRIENTE NAS DOENÇAS CRÔNICAS | 60 | FISIOPATOLOGIA E DIETOTERAPIA II | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT075 | PROJETO TCC E ANÁLISE ESTATISTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT076 | ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA I | 90 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT077 | ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA II | 90 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT078 | ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO CLÍNICA III | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT049 | ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO SOCIAL II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT052 | ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT079 | ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO SOCIAL I | 90 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT080 | ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO SOCIAL III | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT081 | ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO I | 90 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT082 | ESTÁGIO DE NUTRIÇÃO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO III | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
NUT083 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELETIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB207 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE001 | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE002 | EDUCOMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE003 | CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE004 | COMPLIANCE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE005 | PROJETO DE EXTENSÃO EM DIREITO E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE006 | INTERFACES DE DASHBOARDS INTERATIVOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE007 | CRIAÇÃO DE DASHBOARDS INTELIGENTES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE008 | ETNIAS E DIVERSIDADE CULTURAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE009 | CULINÁRIAS ALTERNATIVAS E TENDÊNCIAS ALIMENTARES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE010 | PROPAGANDA INFANTO-JUVENIL E O DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE011 | ÉTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE012 | TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE013 | PRIMEIROS SOCORROS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE014 | COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE015 | ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA APLICADAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE016 | TOMADA DE DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE017 | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE018 | IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE019 | INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL | 60 |