MÚSICA - VIOLÃO
SOBRE O CURSO
LICENCIATURA
O curso de Música com especialização em Violão é uma jornada emocionante para aqueles que têm paixão pela sonoridade única desse instrumento icônico. Ao longo do curso, os estudantes mergulham profundamente no universo do violão, explorando técnicas avançadas, teoria musical e história da música, preparando-se para se tornarem violonistas habilidosos e expressivos.
O currículo do curso abrange uma ampla gama de disciplinas, desde aulas práticas de performance, técnica e interpretação musical até teoria musical, harmonia, arranjo e até mesmo composição voltada para o violão. Os alunos desenvolvem habilidades de dedilhado, acordes, leitura de partituras, improvisação e uma compreensão profunda das características únicas do instrumento.
Uma característica distintiva do curso de Música – Violão é a oportunidade de se envolver em recitais, concertos e apresentações públicas, onde os alunos podem exibir suas habilidades e compartilhar a rica sonoridade do violão com o público. A interação com professores experientes e colegas músicos enriquece a experiência educacional.
Além disso, o curso enfatiza a capacidade de interpretar diferentes estilos musicais, desde clássico até popular, explorando a versatilidade do violão em contextos musicais diversos. Os alunos aprendem a interpretar peças musicais de diferentes épocas e a criar arranjos que explorem as possibilidades sonoras do instrumento.
Após a conclusão do curso, os graduados têm diversas oportunidades de carreira à sua disposição. Eles podem seguir carreiras como violonistas solistas, músicos de bandas, músicos de acompanhamento, professores de violão, artistas de estúdio, compositores, arranjadores e participar de orquestras ou grupos de câmara que incluam o violão.
Habilidades como domínio técnico do violão, interpretação musical expressiva, leitura de partituras, criatividade, habilidades de arranjo e colaboração musical são fundamentais para o sucesso na área de Música – Violão. A dedicação à prática constante, a capacidade de explorar diferentes estilos e a disposição para experimentar novas abordagens também são aspectos importantes.
Em resumo, o curso de Música com especialização em Violão oferece uma oportunidade excepcional para os amantes da música explorarem o mundo do violão, dominarem a arte de tocar esse instrumento e compartilharem suas habilidades musicais de maneira envolvente. Com a capacidade de evocar emoções através das cordas do violão, os formados em Música – Violão desempenham um papel crucial na promoção da expressão musical e na apreciação da beleza sonora única que esse instrumento proporciona.
________________________________________
O mercado na área de Música com foco no violão oferece um cenário dinâmico e emocionante para os profissionais que possuem habilidades excepcionais nesse instrumento versátil. Violonistas têm a oportunidade de explorar uma ampla gama de possibilidades profissionais, que vão desde a performance até o ensino, passando pela composição, arranjo e colaborações musicais.
As oportunidades de carreira na área de Música – Violão incluem:
Performance: Violonistas podem se apresentar como solistas, em grupos de câmara, bandas, orquestras e outros contextos, trazendo ao público melodias cativantes e uma abordagem única ao instrumento.
Ensino: A carreira de professor de violão é gratificante, permitindo transmitir conhecimento e paixão pelo instrumento a alunos de diferentes idades e níveis de habilidade.
Acompanhamento: Violonistas podem se especializar em acompanhar cantores, outros músicos e grupos em apresentações, ensaios e gravações.
Composição e Arranjo: A habilidade de compor e arranjar para o violão permite que músicos criem suas próprias obras musicais ou adaptem peças para diferentes instrumentos e conjuntos.
Música de Estúdio: Violonistas podem ser procurados para gravações em estúdio, contribuindo para trilhas sonoras de filmes, álbuns musicais e projetos artísticos diversos.
Performance em Eventos Sociais: Violonistas são frequentemente contratados para tocar em casamentos, festas e eventos sociais, proporcionando uma atmosfera musical única.
Habilidades essenciais para violonistas incluem domínio técnico do instrumento, interpretação musical expressiva, leitura de partituras, improvisação, sensibilidade musical e habilidades de comunicação musical.
O avanço tecnológico também criou oportunidades para compartilhar a música de maneiras inovadoras, como a criação de conteúdo online, aulas virtuais e colaborações remotas.
Em resumo, o mercado de Música – Violão oferece um amplo leque de oportunidades para músicos talentosos que possuem uma afinidade especial com esse instrumento icônico. Com a habilidade de cativar audiências, transmitir emoções e colaborar com outros músicos, os violonistas desempenham um papel fundamental na promoção da expressão musical e na contribuição para a riqueza cultural da música.
Semestre 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG011 | INICIAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS039 | INSTRUMENTO MUSICAL I – VIOLÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS046 | LAPE II – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS047 | ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS048 | MÚSICA E MOVIMENTO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS074 | HISTÓRIA DA MÚSICA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG017 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS003 | PERCEPÇÃO MUSICAL I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS040 | INSTRUMENTO MUSICAL II – VIOLÃO | 60 | MUS039 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS049 | ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II | 60 | MUS047 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS075 | METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL I | 60 | MUS046 | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG201 | INICIAÇÃO AO PENSAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS008 | PERCEPÇÃO MUSICAL II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS041 | INSTRUMENTO MUSICAL III – VIOLÃO | 60 | MUS040 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS051 | ESTRUTURAÇÃO MUSICAL III | 60 | MUS049 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS059 | HISTÓRIA DA MÚSICA II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS077 | METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL II | 60 | MUS075 | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG013 | TEOLOGIA E HUMANISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS013 | PERCEPÇÃO MUSICAL III | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS036 | REPERTÓRIO MUSICOPEDAGÓGICO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS042 | INSTRUMENTO MUSICAL IV – VIOLÃO | 60 | MUS041 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS058 | ESTRUTURAÇÃO MUSICAL IV | 60 | MUS051 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS061 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 100 | MUS075 | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG018 | SOCIEDADE, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS043 | INSTRUMENTO MUSICAL V – VIOLÃO | 60 | MUS042 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS056 | CANTO CORAL I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS062 | ESTRUTURAÇÃO MUSICAL V | 60 | MUS058 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS063 | HISTÓRIA DA MÚSICA III | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS064 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 100 | MUS061 | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB659 | PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS021 | NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À MÚSICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS044 | INSTRUMENTO MUSICAL VI – VIOLÃO | 60 | MUS043 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS065 | ESTRUTURAÇÃO MUSICAL VI | 60 | MUS062 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS067 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 100 | MUS064 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS068 | CANTO CORAL II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS016 | ARRANJOS DIDÁTICOS | 60 | MUS062 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS019 | REGÊNCIA CORAL | 60 | MUS056 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS024 | PESQUISA E PROJETOS EM EDUCAÇÃO MUSICAL | 60 | MUS067 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS054 | INSTRUMENTO MUSICAL VII – VIOLÃO | 60 | MUS044 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS069 | ESTRUTURAÇÃO MUSICAL VII | 60 | MUS065 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS070 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | 100 | MUS067 | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB207 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS028 | PRODUÇÃO MUSICAL COM RECURSOS ÁUDIO VISUAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS031 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC | 60 | MUS024 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS076 | RECITAL MUSICOPEDAGÓGICO | 60 | MUS016 | |||||||||||||||||||||||||||||||
ELETIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE001 | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE002 | EDUCOMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE003 | CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE004 | COMPLIANCE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE005 | PROJETO DE EXTENSÃO EM DIREITO E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE006 | INTERFACES DE DASHBOARDS INTERATIVOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE007 | CRIAÇÃO DE DASHBOARDS INTELIGENTES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE008 | ETNIAS E DIVERSIDADE CULTURAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE009 | CULINÁRIAS ALTERNATIVAS E TENDÊNCIAS ALIMENTARES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE010 | PROPAGANDA INFANTO-JUVENIL E O DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE011 | ÉTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE012 | TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE013 | PRIMEIROS SOCORROS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE014 | COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE015 | ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA APLICADAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE016 | TOMADA DE DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE017 | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE018 | IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE019 | INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL | 60 |