MÚSICA - PIANO
SOBRE O CURSO
LICENCIATURA
O curso de Música com especialização em Piano é uma jornada empolgante destinada a alunos apaixonados pelo universo musical e pelo som único desse icônico instrumento. Ao longo do curso, os estudantes mergulham profundamente na arte do piano, explorando técnicas avançadas, teoria musical e história da música, preparando-se para se tornarem pianistas habilidosos e versáteis.
O currículo do curso abrange uma ampla variedade de disciplinas, desde aulas práticas de performance, técnica e interpretação musical até teoria musical, harmonia, análise musical e até mesmo composição. Os alunos desenvolvem habilidades de leitura de partituras, improvisação, expressão musical e uma compreensão profunda das nuances que tornam o piano uma das vozes mais expressivas na música.
Uma característica marcante do curso de Música – Piano é a oportunidade de participar em recitais, concertos e apresentações públicas, onde os alunos têm a chance de mostrar suas habilidades e compartilhar a beleza da música com o público. A interação com professores experientes e colegas músicos também enriquece a experiência educacional.
Além disso, o curso enfatiza a importância da conexão emocional com a música e a capacidade de transmitir sentimentos através das teclas do piano. Os alunos aprendem a interpretar obras musicais de diferentes períodos e estilos, abordando composições clássicas, contemporâneas e populares.
Após a conclusão do curso, os graduados têm várias oportunidades de carreira à sua disposição. Eles podem seguir carreiras como pianistas solistas, músicos de acompanhamento, professores de piano, artistas de estúdio, compositores, arranjadores e até mesmo músicos em orquestras ou grupos de câmara.
Habilidades como domínio técnico do piano, habilidades de leitura de partituras, expressão musical, criatividade, colaboração musical e compreensão teórica são fundamentais para o sucesso na área de Música – Piano. A dedicação à prática constante, a capacidade de se adaptar a diferentes estilos musicais e a disposição para explorar novas abordagens são aspectos igualmente importantes.
Em resumo, o curso de Música com especialização em Piano oferece uma oportunidade excepcional para aqueles que desejam mergulhar na paixão pela música, dominar a arte do piano e compartilhar suas habilidades musicais com o mundo. Com a capacidade de emocionar, entreter e inspirar por meio das teclas do piano, os formados em Música – Piano desempenham um papel crucial na promoção da expressão musical e na apreciação da beleza da arte sonora.
________________________________________
O mercado na área de Música, com foco no piano, oferece um cenário diversificado e apaixonante para os profissionais que dominam esse instrumento clássico. Pianistas têm a oportunidade de explorar uma ampla gama de caminhos profissionais, que vão desde a performance ao ensino, passando pela composição, arranjo e colaborações musicais.
As oportunidades de carreira na área de Música – Piano incluem:
Performance: Pianistas podem se apresentar como solistas, em grupos de câmara, orquestras ou colaborando com outros músicos, trazendo à vida obras musicais emocionantes para audiências em todo o mundo.
Ensino: A carreira de professor de piano é uma opção gratificante, permitindo compartilhar conhecimento e paixão pelo instrumento com alunos de diferentes idades e níveis de habilidade.
Acompanhamento: Pianistas podem se especializar em acompanhar outros músicos, como cantores, instrumentistas e grupos, em diversas situações, como recitais, ensaios e apresentações.
Composição e Arranjo: Pianistas podem criar suas próprias composições originais, bem como arranjar peças musicais para diferentes instrumentos e grupos.
Música de Estúdio: Pianistas podem ser solicitados para gravações de estúdio, contribuindo para trilhas sonoras de filmes, comerciais, álbuns e projetos musicais diversos.
Performance em Eventos e Casamentos: Pianistas podem ser contratados para tocar em eventos sociais, cerimônias de casamento, festas e outras ocasiões especiais.
Habilidades essenciais para pianistas incluem domínio técnico do instrumento, interpretação musical, sensibilidade artística, habilidades de comunicação musical, leitura de partituras e capacidade de colaboração com outros músicos.
O avanço da tecnologia também criou oportunidades de compartilhar a música de maneiras inovadoras, através de plataformas de streaming, redes sociais e criação de conteúdo online, ampliando o alcance e a visibilidade dos artistas.
Em resumo, o mercado de Música – Piano oferece um mundo de possibilidades para os músicos que têm habilidades pianistas excepcionais. Com a capacidade de criar, interpretar e emocionar através das teclas do piano, os pianistas desempenham um papel fundamental na promoção da expressão musical, na conexão com o público e na contribuição para a riqueza cultural da música.
Semestre 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG011 | INICIAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS002 | INSTRUMENTO MUSICAL I – PIANO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS046 | LAPE II – FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS047 | ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS048 | MÚSICA E MOVIMENTO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS074 | HISTÓRIA DA MÚSICA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG017 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS003 | PERCEPÇÃO MUSICAL I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS007 | INSTRUMENTO MUSICAL II – PIANO | 60 | MUS002 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS049 | ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II | 60 | MUS047 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS075 | METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL I | 60 | MUS046 | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG201 | INICIAÇÃO AO PENSAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS008 | PERCEPÇÃO MUSICAL II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS012 | INSTRUMENTO MUSICAL III – PIANO | 60 | MUS007 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS051 | ESTRUTURAÇÃO MUSICAL III | 60 | MUS049 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS059 | HISTÓRIA DA MÚSICA II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS077 | METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO MUSICAL II | 60 | MUS075 | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG013 | TEOLOGIA E HUMANISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS013 | PERCEPÇÃO MUSICAL III | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS017 | INSTRUMENTO MUSICAL IV – PIANO | 60 | MUS012 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS036 | REPERTÓRIO MUSICOPEDAGÓGICO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS058 | ESTRUTURAÇÃO MUSICAL IV | 60 | MUS051 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS061 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 100 | MUS075 | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG018 | SOCIEDADE, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS022 | INSTRUMENTO MUSICAL V – PIANO | 60 | MUS017 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS056 | CANTO CORAL I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS062 | ESTRUTURAÇÃO MUSICAL V | 60 | MUS058 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS063 | HISTÓRIA DA MÚSICA III | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS064 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 100 | MUS061 | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB659 | PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS021 | NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À MÚSICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS029 | INSTRUMENTO MUSICAL VI – PIANO | 60 | MUS022 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS065 | ESTRUTURAÇÃO MUSICAL VI | 60 | MUS062 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS067 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 100 | MUS064 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS068 | CANTO CORAL II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS016 | ARRANJOS DIDÁTICOS | 60 | MUS062 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS019 | REGÊNCIA CORAL | 60 | MUS056 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS024 | PESQUISA E PROJETOS EM EDUCAÇÃO MUSICAL | 60 | MUS067 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS052 | INSTRUMENTO MUSICAL VII – PIANO | 60 | MUS029 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS069 | ESTRUTURAÇÃO MUSICAL VII | 60 | MUS065 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS070 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | 100 | MUS067 | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB207 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS028 | PRODUÇÃO MUSICAL COM RECURSOS ÁUDIO VISUAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
MUS031 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC | 60 | MUS024 | |||||||||||||||||||||||||||||||
MUS076 | RECITAL MUSICOPEDAGÓGICO | 60 | MUS016 | |||||||||||||||||||||||||||||||
ELETIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE001 | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE002 | EDUCOMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE003 | CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE004 | COMPLIANCE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE005 | PROJETO DE EXTENSÃO EM DIREITO E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE006 | INTERFACES DE DASHBOARDS INTERATIVOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE007 | CRIAÇÃO DE DASHBOARDS INTELIGENTES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE008 | ETNIAS E DIVERSIDADE CULTURAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE009 | CULINÁRIAS ALTERNATIVAS E TENDÊNCIAS ALIMENTARES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE010 | PROPAGANDA INFANTO-JUVENIL E O DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE011 | ÉTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE012 | TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE013 | PRIMEIROS SOCORROS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE014 | COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE015 | ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA APLICADAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE016 | TOMADA DE DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE017 | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE018 | IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE019 | INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL | 60 |