LETRAS PORTUGUÊS
SOBRE O CURSO
LICENCIATURA
O curso de Letras Português é uma jornada enriquecedora que convida os estudantes a explorar profundamente a língua portuguesa em suas dimensões linguísticas, literárias e culturais. Ao longo do curso, os alunos mergulham na rica história da língua, na literatura de língua portuguesa e na análise detalhada da comunicação escrita e oral, preparando-se para se tornarem profissionais habilidosos na compreensão e produção de textos.
O currículo do curso abrange uma ampla gama de disciplinas, desde a gramática, fonética e morfologia da língua portuguesa até a análise literária, estudos linguísticos, redação criativa, tradução e teoria literária. Os alunos desenvolvem habilidades de leitura crítica, escrita persuasiva, análise textual e interpretação de obras literárias.
Uma característica marcante do curso de Letras Português é a imersão na literatura e cultura da língua portuguesa. Os alunos estudam obras literárias clássicas e contemporâneas, explorando temas, estilos e contextos históricos, além de analisar a diversidade linguística presente nas diferentes regiões do mundo lusófono.
Além disso, o curso enfatiza a aplicação prática do conhecimento em diversos contextos profissionais. Os alunos frequentemente participam de projetos de redação, revisão de textos, pesquisa literária, produção de conteúdo e até mesmo estágios em editoras, redações e agências de comunicação.
Após a conclusão do curso, os graduados têm diversas oportunidades de carreira à sua disposição. Eles podem atuar como professores de língua portuguesa, escritores, editores, revisores de textos, tradutores, intérpretes, pesquisadores literários, entre outros.
Habilidades como domínio da língua portuguesa, análise crítica, interpretação de textos, redação persuasiva, ética profissional e sensibilidade cultural são fundamentais para o sucesso na área de Letras Português. A capacidade de comunicar-se de forma clara, interpretar e produzir textos de alta qualidade e compreender a riqueza cultural da língua portuguesa também são aspectos cruciais.
Em resumo, o curso de Letras Português oferece uma oportunidade única para aqueles que desejam aprofundar sua compreensão da língua, literatura e cultura de língua portuguesa. Com a habilidade de interpretar textos, produzir conteúdo persuasivo e analisar obras literárias, os formados em Letras Português desempenham um papel crucial na promoção da comunicação eficaz, na interpretação cultural e na preservação da riqueza linguística da língua portuguesa.
________________________________________
O mercado na área de Letras Português oferece um leque diversificado de oportunidades para os profissionais que possuem profundo conhecimento da língua portuguesa e apreciam a riqueza da comunicação escrita e oral. Profissionais formados em Letras Português desempenham um papel essencial na promoção da comunicação eficaz, na produção e análise textual e na preservação da literatura e cultura de língua portuguesa.
As oportunidades de carreira na área de Letras Português são abrangentes e podem incluir:
Ensino de Língua Portuguesa: Profissionais podem atuar como professores de língua portuguesa em escolas de ensino fundamental e médio, bem como em cursos preparatórios e escolas de idiomas.
Produção de Conteúdo Escrito: A redação, revisão e edição de textos são essenciais em diversos contextos, incluindo marketing, editoras, produção de conteúdo digital e agências de comunicação.
Revisão e Edição de Textos: Profissionais podem trabalhar como revisores e editores, garantindo a clareza, coesão e correção gramatical de documentos escritos.
Jornalismo e Comunicação: A habilidade de redigir textos claros e envolventes é valorizada em redações, agências de comunicação, assessorias de imprensa e produção de conteúdo para mídia.
Tradução e Interpretação: Profissionais podem trabalhar como tradutores e intérpretes, facilitando a comunicação entre pessoas que falam português e outras línguas.
Editoras e Publicações: A indústria editorial oferece oportunidades para editores de textos em português, incluindo livros, revistas e conteúdo online.
Literatura e Pesquisa: Profissionais podem explorar a pesquisa e a análise literária, contribuindo para a preservação e a interpretação da literatura em língua portuguesa.
Habilidades essenciais para profissionais de Letras Português incluem domínio da língua portuguesa, habilidades de redação e análise textual, conhecimento gramatical, sensibilidade cultural, ética profissional e habilidades de comunicação eficaz.
A expansão da comunicação digital e da produção de conteúdo online também trouxe novas oportunidades, como a criação de blogs, conteúdo para redes sociais, plataformas de e-learning e produção de podcasts.
Em resumo, o mercado de Letras Português oferece uma variedade de caminhos para profissionais que desejam aplicar suas habilidades linguísticas e literárias em uma gama de contextos. Com a importância da comunicação clara e da produção textual eficaz, os formados em Letras Português desempenham um papel crucial na promoção da comunicação eficaz, na interpretação da literatura e na preservação da língua e cultura de língua portuguesa.
Semestre 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB015 | LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB625 | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG011 | INICIAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER512 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER513 | INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER554 | LITERATURA E FORMAÇÃO DO LEITOR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB016 | POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB207 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG017 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER514 | GRAMÁTICA APLICADA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER517 | ESTUDOS LINGUÍSTICOS EM MORFOSSINTAXE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER547 | TEORIA DA LITERATURA – POESIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER550 | LÍNGUA E CULTURA LATINA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB205 | FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG201 | INICIAÇÃO AO PENSAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER548 | FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER549 | LITERATURA PORTUGUESA MEDIEVAL E RENASCENTISTA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER551 | TEORIA DA LITERATURA – NARRATIVA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB104 | FUNDAMENTOS DO CURRÍCULO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG013 | TEOLOGIA E HUMANISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER022 | OFICINA DE ORALIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER023 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 90 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER522 | LITERATURA BRASILEIRA E IDENTIDADE NACIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER552 | LITERATURA PORTUGUESA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB017 | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG018 | SOCIEDADE, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER032 | SOCIOLINGUÍSTICA | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER033 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 90 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER553 | MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER555 | LITERATURA BRASILEIRA E MODERNIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB657 | FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB659 | PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER034 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 120 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER524 | ANÁLISE DO DISCURSO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER559 | LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB018 | EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO EM DIREITOS HUMANOS | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER035 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER036 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | 100 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER558 | DIACRONIA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER562 | ESTUDO DA LINGUÍSTICA TEXTUAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER563 | LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
VER037 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER544 | SEMIÓTICA DO TEXTO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER564 | FILOLOGIA ROMÂNICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
VER566 | SEMÂNTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELETIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE001 | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE002 | EDUCOMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE003 | CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE004 | COMPLIANCE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE005 | PROJETO DE EXTENSÃO EM DIREITO E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE006 | INTERFACES DE DASHBOARDS INTERATIVOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE007 | CRIAÇÃO DE DASHBOARDS INTELIGENTES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE008 | ETNIAS E DIVERSIDADE CULTURAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE009 | CULINÁRIAS ALTERNATIVAS E TENDÊNCIAS ALIMENTARES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE010 | PROPAGANDA INFANTO-JUVENIL E O DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE011 | ÉTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE012 | TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE013 | PRIMEIROS SOCORROS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE014 | COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE015 | ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA APLICADAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE016 | TOMADA DE DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE017 | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE018 | IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE019 | INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL | 60 |