HISTÓRIA
SOBRE O CURSO
LICENCIATURA
O curso de História é uma jornada fascinante que convida os estudantes a explorar os eventos, culturas e contextos que moldaram o desenvolvimento humano ao longo do tempo. Com um foco na análise crítica, pesquisa detalhada e compreensão das complexas interações sociais, o curso oferece uma educação enriquecedora para aqueles que desejam desvendar as narrativas do passado.
Ao longo do curso, os alunos mergulham em uma ampla gama de disciplinas, desde a história antiga até a história contemporânea, abrangendo diferentes regiões e culturas. Eles aprendem a analisar fontes primárias e secundárias, identificar tendências históricas, debater interpretações e contextualizar eventos dentro dos panoramas sociais, políticos, econômicos e culturais de cada época.
Uma característica marcante do curso de História é a abordagem multidisciplinar. Os alunos exploram conexões entre História e outras áreas, como Antropologia, Sociologia, Economia, Ciência Política e Arqueologia, enriquecendo sua compreensão do passado e aprofundando sua análise.
Além disso, o curso enfatiza a importância da pesquisa independente. Os alunos frequentemente realizam projetos de pesquisa, análise de documentos históricos, trabalho com arquivos e criação de narrativas históricas bem fundamentadas.
Após a conclusão do curso, os graduados têm diversas oportunidades de carreira à sua disposição. Eles podem seguir a carreira acadêmica, tornando-se professores e pesquisadores em instituições de ensino superior. Além disso, eles podem trabalhar em áreas como museus, patrimônio cultural, arquivos, bibliotecas, consultoria histórica, jornalismo, redação de conteúdo histórico, entre outros.
Habilidades como pesquisa crítica, análise de fontes, habilidades de escrita persuasiva, interpretação histórica e habilidades de comunicação são fundamentais para o sucesso na área de História. A capacidade de contextualizar eventos passados em relação ao presente e de compartilhar insights relevantes com o público é uma habilidade essencial.
Em resumo, o curso de História oferece uma oportunidade única para aqueles que desejam explorar as complexidades das sociedades e culturas do passado, contribuindo para a compreensão do mundo contemporâneo. Com uma influência direta na análise crítica, na construção de narrativas e na contextualização histórica, os formados em História desempenham um papel crucial na preservação da memória coletiva e na compreensão das influências que moldaram a sociedade.
________________________________________
O mercado na área de História oferece um leque diversificado de oportunidades para os profissionais que têm paixão por desvendar os eventos, culturas e contextos que moldaram o passado humano. Profissionais de História desempenham um papel crucial na preservação da memória, na análise das mudanças sociais e na compreensão das influências históricas que moldam o presente e o futuro.
Enquanto o mercado tradicional de trabalho em História, como a docência em escolas e universidades, é uma opção importante, a demanda por profissionais com habilidades históricas também se estende para outras áreas:
Pesquisa: Pesquisadores de História contribuem para a construção do conhecimento ao explorar documentos, artefatos e evidências do passado para lançar luz sobre questões históricas desconhecidas ou pouco compreendidas.
Museus e Patrimônio Cultural: Profissionais de História trabalham em museus, sítios históricos e instituições de preservação cultural para curar exposições, organizar eventos e conservar o patrimônio histórico.
Arquivos e Bibliotecas: A análise e catalogação de documentos históricos são essenciais para a preservação da memória coletiva e o acesso à informação histórica.
Gestão Cultural: Profissionais de História colaboram em projetos culturais, festivais, exposições e eventos que destacam a importância do passado na construção da identidade cultural.
Consultoria Histórica: Em contextos legais, de negócios e governamentais, historiadores podem ser consultados para fornecer insights sobre questões históricas relevantes.
Jornalismo e Escrita: A capacidade de analisar e contextualizar eventos históricos é valorizada em redações, revistas, editoras e produção de conteúdo histórico.
Ensino em Diferentes Contextos: Além da educação formal, historiadores podem ensinar em workshops, cursos online, seminários e programas educativos.
Habilidades essenciais incluem pesquisa detalhada, análise crítica, habilidades de escrita persuasiva, interpretação de fontes primárias e habilidades de comunicação eficaz. Além disso, a capacidade de contextualizar eventos históricos em relação ao presente e de compartilhar insights significativos com o público é crucial.
A tecnologia também tem desempenhado um papel importante na área de História, permitindo acesso a documentos digitais, análises de big data e visualizações interativas de eventos históricos.
Em resumo, o mercado de História oferece oportunidades empolgantes para profissionais apaixonados pela compreensão do passado e por sua influência no mundo atual. Com a capacidade de moldar narrativas, promover a compreensão cultural e contextualizar eventos históricos, os profissionais de História desempenham um papel vital na preservação da memória e na análise das influências que moldam a sociedade.
Semestre 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB015 | LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB625 | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG011 | INICIAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT392 | TEORIA DA HISTÓRIA, DOCUMENTO E ARQUIVO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT505 | HISTÓRIA ANTIGA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT515 | HISTÓRIA DA ÁFRICA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB016 | POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB207 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG017 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT390 | LAPE II – O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT399 | HISTORIOGRAFIA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT512 | HISTÓRIA MEDIEVAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT516 | PALEOGRAFIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB019 | EDUCAÇÃO INDÍGENA E AFRO-BRASILEIRA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB205 | FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG201 | INICIAÇÃO AO PENSAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT408 | HISTÓRA DO BRASIL COLÔNIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT520 | HISTÓRIA DA ÁFRICA II | 60 | HIT515 | |||||||||||||||||||||||||||||||
HIT524 | HISTÓRIA MODERNA I | 60 | HIT512 | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB104 | FUNDAMENTOS DO CURRÍCULO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG013 | TEOLOGIA E HUMANISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT035 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 90 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT527 | HISTÓRIA DA AMÉRICA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT528 | HISTÓRIA DA BAHIA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT530 | HISTORIA MODERNA II | 60 | HIT524 | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB017 | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG018 | SOCIEDADE, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT036 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 90 | HIT035 | |||||||||||||||||||||||||||||||
HIT410 | HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO | 60 | HIT408 | |||||||||||||||||||||||||||||||
HIT522 | HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA | 60 | HIT399 | |||||||||||||||||||||||||||||||
HIT536 | HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I | 60 | HIT530 | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB657 | FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB659 | PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT037 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 120 | HIT036 | |||||||||||||||||||||||||||||||
HIT416 | MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA EM HISTÓRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT533 | HISTÓRIA DA AMÉRICA II | 60 | HIT527 | |||||||||||||||||||||||||||||||
HIT534/20031 | HISTÓRIA DA BAHIA II | 60 | HIT528 | |||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB018 | EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO EM DIREITOS HUMANOS | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT040 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV | 100 | HIT037 | |||||||||||||||||||||||||||||||
HIT418 | HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA | 60 | HIT410 | |||||||||||||||||||||||||||||||
HIT540 | HISTÓRIA DA BAHIA III | 60 | HIT534/20031 | |||||||||||||||||||||||||||||||
HIT542 | HISTORIA CONTEMPORÂNEA II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT308 | HISTÓRIA DA CULTURA INDÍGENA E AFRICANA NO BRASIL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT402 | HISTÓRIA DA ARTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT406 | HISTÓRIA DA ÁSIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
HIT422 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC | 60 | HIT416 | |||||||||||||||||||||||||||||||
ELETIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE001 | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE002 | EDUCOMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE003 | CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE004 | COMPLIANCE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE005 | PROJETO DE EXTENSÃO EM DIREITO E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE006 | INTERFACES DE DASHBOARDS INTERATIVOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE007 | CRIAÇÃO DE DASHBOARDS INTELIGENTES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE008 | ETNIAS E DIVERSIDADE CULTURAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE009 | CULINÁRIAS ALTERNATIVAS E TENDÊNCIAS ALIMENTARES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE010 | PROPAGANDA INFANTO-JUVENIL E O DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE011 | ÉTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE012 | TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE013 | PRIMEIROS SOCORROS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE014 | COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE015 | ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA APLICADAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE016 | TOMADA DE DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE017 | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE018 | IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE019 | INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL | 60 |