GEOGRAFIA
SOBRE O CURSO
LICENCIATURA
O curso de Geografia é uma jornada intelectual que convida os estudantes a explorar as complexidades do mundo em que vivemos, desde os aspectos físicos da Terra até as interações humanas que moldam a paisagem global. Com um foco na compreensão dos sistemas naturais, sociais e culturais, o curso oferece uma educação enriquecedora para aqueles que desejam desvendar os segredos da nossa realidade geográfica.
Ao longo do curso, os alunos exploram uma ampla gama de disciplinas, desde a geomorfologia e climatologia até a geografia urbana, cultural, econômica e política. Eles aprendem a analisar e interpretar mapas, a compreender as relações entre as pessoas e o meio ambiente, e a identificar padrões e processos que ocorrem em diferentes escalas.
Uma característica distintiva do curso de Geografia é a interdisciplinaridade. Os alunos são incentivados a integrar conhecimentos de diversas áreas, como ciências naturais, ciências sociais e humanidades, para obter uma visão mais abrangente e holística do mundo.
Além disso, o curso enfatiza a aplicação prática do conhecimento geográfico. Os alunos frequentemente realizam trabalhos de campo, projetos de mapeamento, análise de dados geoespaciais e pesquisa de campo, enriquecendo sua compreensão com experiências do mundo real.
Após a conclusão do curso, os graduados têm uma variedade de oportunidades de carreira à sua disposição. Eles podem trabalhar como geógrafos, analistas de geoprocessamento, cartógrafos, planejadores urbanos, consultores ambientais, pesquisadores, professores, especialistas em desenvolvimento regional, entre outros. Além disso, muitos geógrafos também encontram oportunidades em setores como marketing, logística, gestão de recursos naturais e turismo.
Habilidades como análise espacial, pensamento crítico, interpretação de dados, habilidades de comunicação e trabalho em equipe são fundamentais para o sucesso na Geografia. Os profissionais dessa área desempenham um papel vital na compreensão das dinâmicas do nosso mundo, influenciando a tomada de decisões informadas em questões globais, regionais e locais.
Em resumo, o curso de Geografia é uma oportunidade para aqueles que desejam explorar as interações complexas entre o ambiente natural e as atividades humanas, contribuindo para a compreensão e solução de desafios geográficos contemporâneos. Com um impacto direto na forma como entendemos e interagimos com o mundo, os formados em Geografia desempenham um papel crucial na análise e na criação de soluções para questões globais e regionais.
________________________________________
O mercado na área de Geografia é amplo e abrangente, abrindo caminho para uma variedade de oportunidades que vão além das tradicionais aulas de sala de aula. Profissionais da Geografia desempenham um papel fundamental na compreensão e análise dos aspectos físicos, sociais e culturais do nosso mundo, influenciando diretamente o planejamento urbano, o desenvolvimento sustentável, a gestão ambiental e muitos outros setores.
A demanda por conhecimentos geográficos está crescendo à medida que a sociedade se torna cada vez mais consciente dos desafios globais, como as mudanças climáticas, a urbanização, a gestão de recursos naturais e a preservação da biodiversidade.
Profissionais da Geografia podem trabalhar em diversas áreas, incluindo:
Planejamento Urbano e Regional: Geógrafos colaboram com governos e organizações para planejar o desenvolvimento urbano, gerenciar recursos e criar ambientes sustentáveis.
Meio Ambiente e Sustentabilidade: Geógrafos contribuem para a gestão de ecossistemas, recursos hídricos, conservação da natureza e mitigação de impactos ambientais.
Cartografia e Geotecnologia: Com o avanço das tecnologias de mapeamento e geoprocessamento, geógrafos trabalham na criação de mapas digitais, sistemas de informações geográficas (SIG) e análise espacial.
Educação: A carreira acadêmica é uma opção, permitindo que geógrafos compartilhem seus conhecimentos e paixão pela disciplina como professores e pesquisadores.
Gestão de Riscos e Desastres: Geógrafos colaboram com agências de gestão de emergências e organizações humanitárias para avaliar riscos naturais e desenvolver planos de resposta a desastres.
Geoturismo: A interpretação do ambiente natural e cultural é uma área crescente, em que geógrafos guiam viagens educacionais e sustentáveis.
Comércio Exterior e Logística: Profissionais da Geografia auxiliam na análise de fluxos comerciais, logística e distribuição global.
Habilidades como análise espacial, pensamento crítico, interpretação de dados geográficos e conhecimentos interdisciplinares são essenciais para os geógrafos. A capacidade de comunicar informações complexas de maneira acessível também é importante, especialmente quando se trabalha com o público em geral, formuladores de políticas e tomadores de decisão.
A Geografia está em constante evolução, adaptando-se às demandas da sociedade e às tecnologias emergentes. O domínio de ferramentas de geotecnologia, análise de dados e compreensão de tendências globais são cruciais para se destacar nesse campo em constante mudança.
Em resumo, o mercado de Geografia oferece oportunidades empolgantes para profissionais que desejam explorar os desafios e as dinâmicas do nosso mundo, impactando áreas cruciais como planejamento urbano, conservação ambiental, desenvolvimento sustentável e muito mais. Com a crescente importância das questões geográficas na sociedade contemporânea, os geógrafos desempenham um papel vital na compreensão e na criação de soluções para os desafios globais.
Semestre 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB099 | LAPE I – PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB102 | HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG011 | INICIAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO602 | CARTOGRAFIA SISTEMÁTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO605 | GEOLOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO609 | TEORIA DA GEOGRAFIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO611 | GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB625 | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG201 | INICIAÇÃO AO PENSAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO617 | GEOGRAFIA URBANA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO620 | GEOGRAFIA DA INDÚSTRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO622 | BIOGEOGRAFIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO670 | LAPE II – LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE CARTAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB205 | FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG013 | TEOLOGIA E HUMANISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO502 | GEOGRAFIA DAS ÁGUAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO614 | GEOGRAFIA REGIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO660 | CLIMATOLOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO671 | LAPE III – CARTOGRAFIA TEMÁTICA DIGITAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB104 | FUNDAMENTOS DO CURRÍCULO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG014 | CULTURA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO504 | PLANEJAMENTO URBANO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO619 | GEOGRAFIA POLÍTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO621 | GEOMORFOLOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO672 | LAPE IV – LICENCIAMENTO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB624 | FUNDAMENTOS DE GESTÃO EDUCACIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB648 | LAPE V – EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG016 | EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO608 | ESTATÍSTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO613 | PEDOLOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO640 | ORGANIZAÇÃO REGIONAL DO ESPAÇO BRASILEIRO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO673 | AEROFOTOGRAMETRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB207 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB210 | LAPE VI – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO618 | GEOGRAFIA AGRÁRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO634 | GESTÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO651 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO I | 120 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO674 | SISTEMA SATÉLITE DE NAVEGAÇÃO GLOBAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB211 | LAPE VII – EDUCAÇÃO ESPECIAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO507 | AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO508 | TOPOGRAFIA AUTOMATIZADA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO633 | GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO652 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 120 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO645 | GEOGRAFIA DA BAHIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO653 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 160 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO658 | GEOGRAFIA MILTON SANTOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO675 | GEOPROCESSAMENTO AMBIENTAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO676 | SENSORIAMENTO REMOTO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
OPTATIVAS/ELETIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
DIR081 | SEMINÁRIOS INTERDISCIPLINARES QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB007 | COMUNICAÇÃO LINGUÍSTICA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB630 | EMPREENDEDORISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB642 | OFICINA DE LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB659 | PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE001 | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE002 | EDUCOMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE003 | CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE004 | COMPLIANCE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE005 | PROJETO DE EXTENSÃO EM DIREITO E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE006 | INTERFACES DE DASHBOARDS INTERATIVOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE007 | CRIAÇÃO DE DASHBOARDS INTELIGENTES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE008 | ETNIAS E DIVERSIDADE CULTURAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE009 | CULINÁRIAS ALTERNATIVAS E TENDÊNCIAS ALIMENTARES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE010 | PROPAGANDA INFANTO-JUVENIL E O DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE011 | ÉTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE012 | TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE014 | COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE015 | ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA APLICADAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE016 | TOMADA DE DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE017 | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE018 | IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE019 | INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO302 | GEOGRAFIA DO TURISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO623 | ORGANIZAÇÃO REGIONAL DO ESPAÇO MUNIDIAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO627 | REDES, ESTADO E POLÍTICAS TERRITORIAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO637 | CLIMATOLOGIA APLICADA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO642 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO655 | DIREITO AMBIENTAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO677 | GEOGRAFIA DA SAÚDE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO678 | ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO ESPAÇO MUNDIAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GEO679 | LÍNGUA ESTRANGEIRA (FRANCÊS, INGLÊS E ESPANHOL( | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
GPTDS049 | DIREITO À CIDADE E MORADIA DIGNA: REMOÇÃO INVOLUNTÁRIA E REPARAÇÃO PLENA E INTEGRAL | 60 |