FILOSOFIA
SOBRE O CURSO
BACHARELADO
Ato n° 919 de 27/12/2018.
D.O.U. de 28/12/2018
O curso de Filosofia é uma jornada intelectual que convida os estudantes a explorar as complexidades do pensamento humano, questionar o mundo ao seu redor e refletir profundamente sobre questões fundamentais da existência, moralidade, conhecimento e sociedade. Com um foco na análise crítica e na busca de respostas para perguntas filosóficas, o curso oferece uma educação enriquecedora que transcende o convencional.
Ao longo do curso, os alunos mergulham em uma ampla gama de tópicos, desde a história da filosofia e as principais correntes de pensamento até questões contemporâneas em ética, política, epistemologia e metafísica. Eles aprendem a analisar textos filosóficos, desenvolver argumentos persuasivos, explorar diferentes perspectivas e debater ideias complexas.
Uma característica marcante do curso de Filosofia é o desenvolvimento do pensamento crítico e da habilidade de questionar de forma profunda. Os alunos são incentivados a explorar a lógica, avaliar argumentos e formular suas próprias opiniões embasadas, promovendo a independência intelectual e a criatividade filosófica.
Além disso, o curso aborda questões éticas, sociais e culturais, preparando os alunos para aplicar suas habilidades filosóficas em diversas situações da vida cotidiana.
Após a conclusão do curso, os graduados têm diversas oportunidades à sua disposição. Alguns podem optar por seguir carreiras acadêmicas, tornando-se professores e pesquisadores em instituições de ensino superior. Outros podem escolher trabalhar em áreas como jornalismo, escrita, consultoria ética, política, gestão cultural, entre outras. As habilidades adquiridas no curso, como pensamento crítico, análise conceitual e habilidades de comunicação, também são altamente valorizadas em diversos setores.
Em resumo, o curso de Filosofia é uma oportunidade para aqueles que desejam explorar as profundezas do pensamento humano, questionar ideias arraigadas e desenvolver habilidades analíticas e éticas profundas. Com sua influência direta no desenvolvimento do pensamento crítico e na compreensão do mundo, os formados em Filosofia desempenham um papel crucial na promoção do diálogo intelectual e na busca por respostas às perguntas mais fundamentais da humanidade.
________________________________________
O mercado na área de Filosofia é caracterizado por seu foco na análise crítica, reflexão profunda e questionamento fundamental sobre questões humanas, éticas, sociais e existenciais. Embora o mercado tradicional de trabalho diretamente ligado à Filosofia seja mais limitado em comparação com outras áreas, as habilidades adquiridas por meio do estudo da Filosofia têm uma aplicação valiosa em diversas indústrias e carreiras.
Profissionais com formação em Filosofia são conhecidos por suas habilidades analíticas, pensamento crítico, argumentação persuasiva e capacidade de compreender e avaliar ideias complexas. Essas habilidades são valorizadas em várias áreas, incluindo:
Educação: Filósofos frequentemente se tornam professores, instrutores ou acadêmicos, compartilhando seus conhecimentos sobre pensamento crítico, ética, lógica e história da filosofia.
Jornalismo e Escrita: A habilidade de examinar questões profundas e comunicá-las de maneira clara é valiosa para o jornalismo investigativo, redação de ensaios, blogs e análises de opinião.
Consultoria Ética: Empresas e organizações procuram filósofos para auxiliar na tomada de decisões éticas e na elaboração de políticas que considerem questões morais e sociais.
Tecnologia e Ética: Com a crescente complexidade das questões éticas relacionadas à tecnologia, filósofos são procurados para ajudar a orientar o desenvolvimento ético de novas tecnologias.
Política e Advocacia: A habilidade de analisar políticas, debater ideias e formular argumentos é essencial para envolvimento em política, direitos humanos e advocacia.
Empreendedorismo e Inovação: O pensamento crítico e a capacidade de abordar problemas de maneira única podem ser valiosos para empreendedores que buscam soluções criativas.
Setor Cultural: Filósofos podem trabalhar em museus, galerias de arte, instituições culturais e editoras, explorando conexões entre filosofia, arte e cultura.
Embora a Filosofia possa não ter um caminho de carreira tradicional como algumas outras disciplinas, sua capacidade de desenvolver habilidades intelectuais e éticas profundas torna os formados em Filosofia valiosos em uma variedade de setores que exigem análise crítica e perspectivas profundas sobre questões humanas e sociais.
Semestre 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG011 | INICIAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL207 | METODOLOGIA FILOSÓFICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL208 | INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL336 | LÓGICA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL349/20042 | SOCIOLOGIA DO CONHECIMENTO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL481 | HISTÓRIA DA FILOSOFIA I (ANTIGA I) | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG017 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL001 | LÓGICA II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL210 | TEORIA DO CONHECIMENTO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL303/20031 | ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL483 | HISTÓRIA DA FILOSOFIA II (ANTIGA II) | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG201 | INICIAÇÃO AO PENSAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL002 | FILOSOFIA DA RELIGIÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL003 | HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL211 | METAFÍSICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL354 | FILOSOFIA POLÍTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG013 | TEOLOGIA E HUMANISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL004 | FILOSOFIA DA CIÊNCIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL005 | PESQUISA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL009 | HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL352 | ÉTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG018 | SOCIEDADE, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL006 | HISTÓRIA DA FILSOFIA CONTEMPORÃNEA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL007 | PESQUISA II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL356 | ESTÉTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL357 | FILOSOFIA DA LINGUAGEM | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB659 | PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL008 | TÓPICOS DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL010 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
FIL217 | HERMENÊUTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELETIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB207 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE001 | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE002 | EDUCOMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE003 | CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE004 | COMPLIANCE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE005 | PROJETO DE EXTENSÃO EM DIREITO E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE006 | INTERFACES DE DASHBOARDS INTERATIVOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE007 | CRIAÇÃO DE DASHBOARDS INTELIGENTES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE008 | ETNIAS E DIVERSIDADE CULTURAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE009 | CULINÁRIAS ALTERNATIVAS E TENDÊNCIAS ALIMENTARES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE010 | PROPAGANDA INFANTO-JUVENIL E O DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE011 | ÉTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE012 | TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE013 | PRIMEIROS SOCORROS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE014 | COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE015 | ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA APLICADAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE016 | TOMADA DE DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE017 | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE018 | IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE019 | INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL | 60 |