Educação Física
SOBRE O CURSO
BACHARELADO
P.R.R nº 110 de 04/02/2021.
D.O.U. de 05/02/2021
O curso de Educação Física é uma jornada enriquecedora que prepara os estudantes para se tornarem profissionais comprometidos em promover a saúde, o bem-estar e a atividade física em todas as fases da vida. Com uma base sólida em anatomia, fisiologia, psicologia do esporte e métodos de treinamento, o curso capacita os alunos a entenderem os princípios da atividade física e seu impacto na saúde geral.
Ao longo do curso, os alunos exploram uma variedade de disciplinas, desde biomecânica e pedagogia do esporte até nutrição esportiva, reabilitação e gestão de atividades recreativas. Eles aprendem a projetar programas de exercícios personalizados, orientar práticas esportivas, avaliar o condicionamento físico e promover a prevenção de lesões.
Uma característica marcante do curso de Educação Física é a aplicação prática do conhecimento. Os alunos frequentemente participam de atividades práticas, estágios e projetos que os colocam em contato direto com a implementação de programas de exercícios e a interação com pessoas de diferentes faixas etárias e níveis de aptidão.
Além disso, o curso abrange a compreensão do papel da atividade física na promoção da saúde mental, na socialização e na melhoria da qualidade de vida geral. A crescente conscientização sobre a importância do bem-estar físico tem impulsionado a demanda por profissionais de Educação Física.
Após a conclusão do curso, os graduados têm diversas oportunidades de carreira à sua disposição. Eles podem trabalhar como personal trainers, professores de Educação Física em escolas, coordenadores de atividades esportivas, treinadores esportivos, profissionais de reabilitação, consultores de saúde e até mesmo empreender seus próprios negócios na área de fitness.
Habilidades de comunicação, empatia, motivação e conhecimento prático são fundamentais para o sucesso na Educação Física. Os profissionais dessa área têm um impacto significativo na promoção da saúde, prevenção de doenças e incentivo a estilos de vida ativos.
Em resumo, o curso de Educação Física oferece uma educação abrangente para aqueles que desejam fazer a diferença na saúde e no bem-estar das pessoas. Com um mercado crescente e uma influência positiva na sociedade, os formados em Educação Física desempenham um papel vital na promoção de estilos de vida ativos e saudáveis.
________________________________________
O mercado na área de Educação Física oferece uma ampla gama de oportunidades para profissionais dedicados ao bem-estar físico, mental e emocional das pessoas. Com a crescente conscientização sobre a importância da atividade física e do estilo de vida saudável, profissionais de Educação Física desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida.
Profissionais de Educação Física podem atuar em diversos cenários, como escolas, academias, clubes esportivos, centros de reabilitação, hospitais, empresas e até mesmo empreender seus próprios negócios. Eles são responsáveis por criar programas de exercícios personalizados, orientar práticas esportivas, coordenar atividades recreativas, promover a prevenção de lesões e auxiliar na reabilitação física.
Com a diversificação das modalidades esportivas e da abordagem holística à saúde, os profissionais de Educação Física também podem se especializar em áreas como treinamento funcional, condicionamento físico, terapia esportiva, personal training e até mesmo nutrição esportiva.
A tecnologia também tem desempenhado um papel cada vez mais importante no mercado de Educação Física, com o uso de aplicativos de fitness, wearables e plataformas de treinamento online, o que amplia as oportunidades para profissionais que desejam combinar a expertise tradicional com a inovação tecnológica.
Habilidades de comunicação, motivação e empatia são essenciais para os profissionais de Educação Física, uma vez que eles interagem diretamente com indivíduos de todas as idades e níveis de condicionamento físico.
Além disso, o mercado de Educação Física também abrange a área educacional, com profissionais atuando como professores de Educação Física em escolas, desenvolvendo programas pedagógicos que promovem o desenvolvimento físico e social dos alunos.
Em resumo, o mercado de Educação Física oferece oportunidades emocionantes para profissionais comprometidos em ajudar as pessoas a atingir seus objetivos de saúde e bem-estar. Com uma demanda crescente por estilos de vida saudáveis, os profissionais dessa área desempenham um papel vital na promoção da atividade física, no combate ao sedentarismo e na melhoria geral da qualidade de vida da sociedade.
| Semestre 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF004 | INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA | 60 | Hist. E Fundamentos da E.F. | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF005 | METODOLOGIA PARA O ENSINO DO ATLETISMO | 60 | Fundamentos e Metodologias do Atletismo | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF026 | EXPRESSÃO CORPORAL E DANÇA | 60 | Fundamentos e metodologia das Ativ. Rítmicas | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EFB009 | ANATOMIA HUMANA | 60 | Anatomia para o Movimento | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EFB034 | SUPORTE BÁSICO DE VIDA | 60 | Primeiros Socorros | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EFG011 | INICIAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA | 60 | Produção de Textos Acadêmicos | |||||||||||||||||||||||||||||||
| Semestre 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF019 | PRÁTICA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF021 | METODOLOGIA PARA O ENSINO DA CAPOEIRA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF126 | EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA | 60 | Aprendizagem e Desenvolvimento Motor | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF144 | EPISTEMOLOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EFB300 | FISIOLOGIA HUMANA | 60 | Fisiologia Geral | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EFG201 | INICIAÇÃO AO PENSAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Semestre 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF008 | METODOLOGIA PARA O ENSINO DO FUTEBOL DE CAMPO E FUTSAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF014 | EDUCAÇÃO FÍSICA PARA A SAÚDE | 60 | Atividade Física Saúde e Qualidade de Vida | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF015 | METODOLOGIA PARA O ENSINO DO VOLEIBOL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF129 | FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO I | 60 | Fisiologia do Exercício | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF311 | CINESIOLOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EFG017 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Semestre 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF016 | METODOLOGIA PARA O ENSINO DO BASQUETEBOL E HANDEBOL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF040 | TEORIA GERAL DO TREINAMENTO | 60 | Fundamentos e Metodologias da Iniciação Esportiva | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF131 | METODOLOGIA PARA O ENSINO DAS GINÁSTICAS | 60 | Fundamentos e metodologias da Ginástica | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF132 | METODOLOGIA PARA O ENSINO DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS | 60 | Fundamentos e Metodologias das Atividades Aquáticas | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF141 | EPIDEMIOLOGIA | 60 | Bioestatística e Epidemiologia | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EFG013 | TEOLOGIA E HUMANISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Semestre 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF023 | SEMINÁRIO DE TCC I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF043 | TREINAMENTO DESPORTIVO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF134 | MEDIDAS E AVALIAÇÃO | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF135 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – PROGRAMAS DE ESPORTES | 162 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EFG018 | SOCIEDADE, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Semestre 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF046 | TREINAMENTO RESISTIDO | 60 | Treinamento Neuromuscular I | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF127 | PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA GRUPO ESPECIAIS I | 60 | Exercícios para Grupos Especiais | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF136 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA NA EMPRESA | 162 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF142 | SEMINÁRIO DE TCC II | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF147 | EDUCAÇÃO FÍSICA NA EMPRESA | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EFB659 | PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Semestre 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF048 | EDUCAÇÃO FÍSICA E ENVELHECIMENTO | 60 | Atividade Física e Envelhecimento | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF130 | PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS PARA GRUPO ESPECIAIS II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF137 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – PROGRAMAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO | 162 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF138 | PRATICAS CORPORAIS CONTEMPORÂNEAS | 30 | Esportes de Aventura, Lazer e Meio Ambiente | |||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF139 | SEMINÁRIO DE TCC III | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| Semestre 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF140 | EDUCAÇÃO FÍSICA E NUTRIÇÃO | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| EDF143 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – PROGRAMAS DE ATENÇÃO, PROTEÇÃO E REABILITAÇÃO DA SAÚDE | 162 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELETIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
| EFB207 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE001 | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE002 | EDUCOMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE003 | CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE004 | COMPLIANCE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE005 | PROJETO DE EXTENSÃO EM DIREITO E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE006 | INTERFACES DE DASHBOARDS INTERATIVOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE007 | CRIAÇÃO DE DASHBOARDS INTELIGENTES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE008 | ETNIAS E DIVERSIDADE CULTURAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE009 | CULINÁRIAS ALTERNATIVAS E TENDÊNCIAS ALIMENTARES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE010 | PROPAGANDA INFANTO-JUVENIL E O DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE011 | ÉTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE012 | TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE014 | COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE015 | ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA APLICADAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE016 | TOMADA DE DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE017 | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE018 | IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
| ELE019 | INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||