Ciências Biológicas
SOBRE O CURSO
BACHARELADO
P.R.R nº 919 de 27/12/2018.
D.O.U. de 28/12/0218
O curso de Ciências Biológicas é uma jornada de exploração e descoberta do mundo vivo que prepara os estudantes para se tornarem profissionais dedicados à compreensão, análise e preservação da vida em todas as suas formas. Com uma base sólida em biologia, ecologia, genética e outras disciplinas relacionadas, o curso oferece uma visão profunda dos processos e interações que sustentam a diversidade da vida.
Ao longo do curso, os alunos exploram uma ampla gama de tópicos, desde a estrutura celular até a evolução das espécies, passando pela ecologia dos ecossistemas e a biologia molecular. Eles aprendem a usar técnicas laboratoriais avançadas, realizar experimentos, analisar dados e desenvolver habilidades de pesquisa crítica.
Uma característica marcante do curso de Ciências Biológicas é a sua conexão com o mundo real. Os alunos frequentemente realizam trabalhos de campo para estudar a biodiversidade local, coletar dados em ecossistemas naturais e compreender as interações entre os seres vivos e seu ambiente.
Além disso, a biotecnologia e a genética são áreas em ascensão que os alunos de Ciências Biológicas podem explorar. Eles podem aprender a manipular o DNA, desenvolver novas terapias médicas e contribuir para avanços em agricultura sustentável.
Após a conclusão do curso, os graduados têm diversas opções de carreira. Eles podem se tornar pesquisadores, professores, conservacionistas, consultores ambientais, cientistas de laboratório, divulgadores científicos e até mesmo empreendedores em biotecnologia.
A crescente conscientização sobre questões ambientais, saúde pública e avanços tecnológicos torna a ciência biológica uma área de grande relevância e impacto. Os profissionais dessa área desempenham um papel fundamental na proteção da biodiversidade, no avanço da medicina e no entendimento dos processos fundamentais da vida.
Em resumo, o curso de Ciências Biológicas oferece uma educação enriquecedora para aqueles que desejam explorar a maravilha da vida e contribuir para a compreensão e preservação do mundo natural. Com oportunidades em pesquisa, educação e inovação, os biólogos são fundamentais para desvendar os segredos da biologia e sua aplicação prática em benefício da sociedade.
________________________________________
O mercado na área de Ciências Biológicas é diversificado e oferece uma ampla gama de oportunidades para profissionais apaixonados pela compreensão e exploração do mundo natural. Abrangendo desde a pesquisa acadêmica até aplicações práticas em diversas indústrias, essa área desempenha um papel fundamental na inovação, conservação e melhoria da qualidade de vida.
Profissionais de Ciências Biológicas têm a oportunidade de se envolver em estudos que vão desde a ecologia e evolução até a biotecnologia e genética. Eles podem trabalhar em laboratórios, empresas de biotecnologia, agências de conservação ambiental, instituições de pesquisa, universidades e até mesmo em setores de saúde, como diagnóstico médico e farmacêutico.
A biotecnologia é uma área em crescimento, onde os profissionais de Ciências Biológicas podem desenvolver produtos e processos inovadores, como terapias celulares, alimentos geneticamente modificados e bioplásticos. Além disso, a pesquisa em áreas como medicina regenerativa, genômica e biologia molecular tem o potencial de revolucionar a forma como tratamos doenças e compreendemos o funcionamento dos organismos vivos.
No campo da conservação e ecologia, os biólogos têm um papel crucial na avaliação e monitoramento dos ecossistemas, na preservação de espécies ameaçadas e no desenvolvimento de estratégias sustentáveis para a utilização dos recursos naturais.
Com a crescente conscientização sobre questões ambientais e a saúde humana, os profissionais de Ciências Biológicas estão em alta demanda para fornecer insights científicos e soluções inovadoras para desafios globais.
As habilidades desenvolvidas no curso de Ciências Biológicas, como análise crítica, pensamento científico e trabalho em equipe, são valiosas em muitas áreas, não apenas na pesquisa. Portanto, além das carreiras tradicionais, os biólogos também encontram oportunidades em comunicação científica, gestão ambiental, consultoria e educação.
Em resumo, o mercado de Ciências Biológicas oferece um cenário empolgante para profissionais interessados na investigação e compreensão dos organismos vivos e seus ambientes. Através de uma combinação de pesquisa, inovação e aplicação prática, os biólogos desempenham um papel crucial na nossa compreensão do mundo natural e na promoção de um futuro mais sustentável e saudável.
Semestre 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO021 | MÉTODOS APLICADOS À BIOLOGIA DE CAMPO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO022 | FUNDAMENTOS EM ECOLOGIA | 60 | ECOLOGIA | |||||||||||||||||||||||||||||||
BIO073 | BIOLOGIA EVOLUTIVA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO074 | GENÉTICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB603 | BIOLOGIA MORFOFUNCIONAL I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG011 | INICIAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO025 | QUÍMICA ORGÂNICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO075 | ZOOEUCARIOTOS BASAIS | 60 | ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS I | |||||||||||||||||||||||||||||||
BIO076 | MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB606 | BIOLOGIA MORFOFUNCIONAL II | 60 | Embriologia e Histologia | |||||||||||||||||||||||||||||||
EFG017 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO048 | BIOGEOGRAFIA | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO077 | MORFO-ANATOMIA DE PLANTAS SUPERIORES | 60 | MORFOLOGIA VEGETAL | |||||||||||||||||||||||||||||||
BIO078 | HELMINTOS, MOLUSCOS E ANELÍDEOS | 60 | ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS II | |||||||||||||||||||||||||||||||
EFB301 | BIOQUÍMICA BÁSICA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG201 | INICIAÇÃO AO PENSAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO035 | BIOQUÍMICA DO METABOLISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO036 | GENÉTICA EVOLUTIVA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO038 | SISTEMÁTICA DE PLANTAS VASCULARES | 60 | SISTEMÁTICA DE FANERÓGAMAS | |||||||||||||||||||||||||||||||
BIO039 | BIOLOGIA DOS ARTRÓPODES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO079 | BIOMAS E ECOSSISTEMAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG013 | TEOLOGIA E HUMANISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO080 | BOTÂNICA APLICADA | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO081 | LICENCIAMENTO E AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL | 60 | AVALIAÇÃO DE IMPACTO, LICENCIAMENTO E MONITORAMENTO | |||||||||||||||||||||||||||||||
BIO082 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB303 | BIOESTATÍSTICA | 60 | ESTATISTICA | |||||||||||||||||||||||||||||||
EFG018 | SOCIEDADE, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO055 | ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES | 60 | GENÉTICA DE POPULAÇÕES | |||||||||||||||||||||||||||||||
BIO083 | GESTÃO AMBIENTAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO084 | TALÓFITAS E BRIÓFITAS | 60 | SISTEMÁTICA DE CRIPTÓGAMAS | |||||||||||||||||||||||||||||||
BIO085 | EQUINODERMOS E ICTIOLOGIA | 60 | ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS I | |||||||||||||||||||||||||||||||
BIO086 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB659 | PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO037 | BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO047 | HERPETOLOGIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO053 | ORNITOLOGIA E MASTOZOOLOGIA | 60 | ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS II | |||||||||||||||||||||||||||||||
BIO058 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO059 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III | 90 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO050 | ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO URBANA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO054 | FISIOLOGIA COMPARADA DOS ANIMAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO056 | SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS | 30 | VALORAÇÃO DA BIODIVERSIDADE | |||||||||||||||||||||||||||||||
BIO065 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
BIO066 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV | 90 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELETIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB207 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE001 | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE002 | EDUCOMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE003 | CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE004 | COMPLIANCE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE005 | PROJETO DE EXTENSÃO EM DIREITO E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE006 | INTERFACES DE DASHBOARDS INTERATIVOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE007 | CRIAÇÃO DE DASHBOARDS INTELIGENTES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE008 | ETNIAS E DIVERSIDADE CULTURAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE009 | CULINÁRIAS ALTERNATIVAS E TENDÊNCIAS ALIMENTARES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE010 | PROPAGANDA INFANTO-JUVENIL E O DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE011 | ÉTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE012 | TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE013 | PRIMEIROS SOCORROS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE014 | COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE015 | ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA APLICADAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE016 | TOMADA DE DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE017 | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE018 | IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE019 | INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL | 60 |