ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
SOBRE O CURSO
TECNÓLOGO
P.R.R nº 1095 de 24/12/2015.
D.O.U. de 31/12/2015
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma jornada educacional que capacita os estudantes a se tornarem profissionais qualificados no mundo da tecnologia da informação. Combinando conhecimento técnico, habilidades analíticas e criatividade, o curso prepara os alunos para desempenharem um papel fundamental na concepção, criação e manutenção de sistemas e aplicativos inovadores.
Ao longo do curso, os alunos mergulham em uma variedade de tópicos, desde programação e design de banco de dados até engenharia de software e usabilidade. Eles aprendem a analisar as necessidades dos usuários, projetar soluções eficientes, escrever código de alta qualidade e testar rigorosamente os produtos para garantir seu desempenho e segurança.
Uma característica marcante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é a sua aplicabilidade imediata. Os alunos frequentemente trabalham em projetos práticos, simulando situações do mundo real, o que os ajuda a desenvolver uma compreensão profunda dos desafios e oportunidades enfrentados pelos profissionais da área.
Além disso, a natureza colaborativa do desenvolvimento de software é enfatizada, permitindo que os estudantes experimentem o trabalho em equipe e a comunicação eficaz, habilidades essenciais para criar produtos tecnológicos de qualidade.
A rápida evolução da tecnologia também influencia o curso, incorporando tópicos como desenvolvimento de aplicativos móveis, inteligência artificial, segurança cibernética e computação em nuvem. Isso garante que os alunos estejam atualizados com as últimas tendências e estejam preparados para enfrentar os desafios em constante mudança do setor.
Após a conclusão do curso, os graduados têm uma ampla gama de oportunidades de carreira à sua disposição. Eles podem se tornar programadores, analistas de sistemas, engenheiros de software, consultores de TI e até empreendedores de tecnologia, criando suas próprias soluções inovadoras.
Em resumo, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece uma educação prática e orientada para a indústria, capacitando os alunos a se destacarem no mundo da tecnologia da informação e a contribuírem para a construção do futuro digital.
________________________________________
O mercado na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece um terreno fértil para profissionais apaixonados por tecnologia e inovação. Esse setor é fundamental em um mundo cada vez mais digital, onde sistemas e aplicativos impulsionam a eficiência e transformam a maneira como vivemos, trabalhamos e nos conectamos.
Profissionais de Análise e Desenvolvimento de Sistemas desempenham um papel crucial na criação, manutenção e aprimoramento de software e sistemas tecnológicos. Eles traduzem necessidades e ideias em soluções funcionais, colaborando com equipes multidisciplinares para projetar, codificar, testar e implementar sistemas que atendam às demandas do mercado e dos usuários.
A constante evolução tecnológica abre portas para um leque diversificado de oportunidades nesse mercado. Da criação de aplicativos móveis à administração de bancos de dados e à segurança cibernética, os profissionais dessa área podem se especializar em diversas subáreas que correspondam aos seus interesses e talentos.
A demanda por especialistas em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é alta e continua crescendo, abrangendo setores como finanças, saúde, educação, entretenimento e muitos outros. A capacidade de resolver problemas complexos, manter-se atualizado com as tendências tecnológicas e trabalhar em equipe são habilidades essenciais nesse campo dinâmico.
A natureza globalizada do mundo digital também oferece oportunidades de trabalho remoto e colaboração internacional. Além disso, em um cenário de startups e inovação constante, profissionais com visão empreendedora podem criar seus próprios produtos e serviços tecnológicos, abrindo novos caminhos para o sucesso.
Em resumo, o mercado de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um terreno emocionante para mentes curiosas e apaixonadas por tecnologia, oferecendo um ambiente estimulante para o crescimento profissional, a criatividade e a contribuição significativa para a sociedade digitalizada em constante evolução.
Semestre 1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
CST302 | LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E ALGORITMOS | 90 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CST303 | MATEMÁTICA I | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CST304 | ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CST328 | RACIOCÍNIO LÓGICO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CST367 | FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG011 | INICIAÇÃO À VIDA UNIVERSITÁRIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
CST222 | PROGRAMAÇÃO FRONT END | 60 | CST302 | |||||||||||||||||||||||||||||||
CST309 | PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CST310 | REDES DE COMPUTADORES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CST319 | SISTEMAS OPERACIONAIS | 60 | CST304 | |||||||||||||||||||||||||||||||
EFG017 | EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFG201 | INICIAÇÃO AO PENSAR | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
CST305 | ESTRUTURA DE DADOS | 60 | CST302 | |||||||||||||||||||||||||||||||
CST311 | BANCOS DE DADOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CST313 | INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SOFTWARE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CST315 | PROGRAMAÇÃO WEB | 60 | CST309 | |||||||||||||||||||||||||||||||
EFG013 | TEOLOGIA E HUMANISMO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
CST223 | PROCESSOS DE SOFTWARE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CST314 | PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS AVANÇADA | 60 | CST309 | |||||||||||||||||||||||||||||||
CST316 | SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CST318 | PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS | 60 | CST309 | |||||||||||||||||||||||||||||||
CST320 | TESTES E QUALIDADE DE SOFTWARE | 60 | CST309 | |||||||||||||||||||||||||||||||
EFG018 | SOCIEDADE, CULTURA E MEIO AMBIENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Semestre 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
CST224 | PROJETO INTEGRADOR | 30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CST322 | ARQUITETURA DE SOFTWARE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CST324 | GERÊNCIA DE PROJETOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CST325 | PROCESSOS DE NEGÓCIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
CST327 | SISTEMAS DE APOIO A DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB659 | PROJETO DE VIDA E MUNDO DO TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELETIVAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
EFB207 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE001 | INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE002 | EDUCOMUNICAÇÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE003 | CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE004 | COMPLIANCE EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE005 | PROJETO DE EXTENSÃO EM DIREITO E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE006 | INTERFACES DE DASHBOARDS INTERATIVOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE007 | CRIAÇÃO DE DASHBOARDS INTELIGENTES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE008 | ETNIAS E DIVERSIDADE CULTURAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE009 | CULINÁRIAS ALTERNATIVAS E TENDÊNCIAS ALIMENTARES | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE010 | PROPAGANDA INFANTO-JUVENIL E O DIREITO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE011 | ÉTICA PROFISSIONAL | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE012 | TECNOLOGIA PARA NEGÓCIOS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE013 | PRIMEIROS SOCORROS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE014 | COMUNICAÇÃO, CULTURA E CIDADANIA | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE015 | ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA APLICADAS ÀS MÍDIAS DIGITAIS | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE016 | TOMADA DE DECISÃO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE017 | GÊNERO, SEXUALIDADE E DIREITO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE018 | IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO: SAÚDE, EDUCAÇÃO E TRABALHO | 60 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
ELE019 | INTRODUÇÃO À TOXICOLOGIA AMBIENTAL | 60 |