INSCRIÇÕES ABERTAS!

Search

[vc_row][vc_column][vc_tta_tour][vc_tta_section title=”Apresentação” tab_id=”1664212760825-f71fb429-97ce”][vc_column_text]

Sobre o CEC

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente – de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, e para contribuir no desenvolvimento de pesquisas envolvendo seres humanos, atendendo a padrões éticos. A sua atuação é voluntária, autônoma e independente e está fundamentada em documentos internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para as Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos – CIOMS) e nacionais (Resolução 466/2012-510/2016 e Norma Operacional 001/2013 do Conselho Nacional de Saúde) que traçam as diretrizes para as pesquisas envolvendo seres humanos.

Missão do CEC

O Centro de Escrita Científica compartilha da missa da Universidade Católica do Salvador (UCSal) e é referência institucional em atividades interdisciplinares de fomento e suporte à produção de escrita científica, que qualifica a produção da pesquisa e a comunicação. Trabalhamos com alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários em qualquer projeto de redação que requer o processo de escrita, ajudando-os a se tornarem escritores mais habilidosos.

O CEC busca apoiar e aprimorar a produção científica da comunidade acadêmica através de ações que fortalecem a escrita. Tem por objetivo principal contribuir com a elaboração de conhecimento científico e sua comunicação via escrita científica em diversos meios de divulgação.

Quais as principais ações que o CEC realiza?

EQUIPE

Profa. Liliane Vasconcelos – professora e coordenadora do Centro de Escrita Científica, responsável pelo planejamento, programação e divulgação das atividades do CEC.

E-mail: liliane.vasconcelos@pro.ucsal.br 

Profa. Katia Oliver de Sá – professora e pesquisadora, atua principalmente no trabalho das oficinas de escrita científica.

E-mail: katia.oliver@pro.ucsal.br

Profa. Verena Loureiro Galvão – professora responsável pelas tutorias de escrita científica. E-mail: verena.galvao@pro.ucsal.br

Local: Prédio da Pós-Graduação. Bloco C – Campus Pituaçu.

JUNTE-SE A NÓS!

O centro recebe estudantes da Universidade Católica do Salvador que queira participar na condição de monitor de escrita científica. A carga horária para essa atividade é no máximo de 50h, que são incorporadas em atividades complementares do curso de graduação.

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Ações do CEC” tab_id=”1664212827009-0a8c634f-0a26″][vc_column_text]

Em atualização…

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Oficinas” tab_id=”1664212825001-4682ffc8-f6b5″][vc_column_text]

Em atualização…

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Seminários” tab_id=”1664212760825-30605691-967e”][vc_column_text]

Em atualização…

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Prêmio melhor TCC” tab_id=”1664213417558-19accbff-fcae”][vc_column_text]

Em atualização…

[/vc_column_text][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Composição” tab_id=”1669120389358-a4178411-30ce”][/vc_tta_section][vc_tta_section title=”Cronograma de Reuniões” tab_id=”1669140649599-6d02c924-9104″][vc_column_text]CRONOGRAMA 2022

O CEP/Católica se reúne em Sessão Ordinária, preferencialmente na terceira quarta-feira do mês, das 14h às 17h e, em caráter extraordinário, sempre que convocado pelo Coordenador ou por 1/3 (um terço) de seus membros, com, no mínimo, 48 horas de antecedência. 

Para que o projeto seja avaliado na reunião, o pesquisador deverá submetê-lo via Plataforma Brasil com antecedência mínima de 30 (trinta) dias.

 

MÊS DATA DA REUNIÃO
FEVEREIRO/2022 16 DE FEVEREIRO
MARÇO/2022 16 DE MARÇO
ABRIL/2022 20 DE ABRIL 
MAIO/2022 18 DE MAIO 
JUNHO/2022 15 DE JUNHO 
JULHO/2022 RECESSO 
AGOSTO/2022 18 DE AGOSTO
SETEMBRO/2022 21 DE SETEMBRO
OUTUBRO/2022 19 DE OUTUBRO
NOVEMBRO/2022 16 DE NOVEMBRO
DEZEMBRO/2022 21 DE DEZEMBRO
JANEIRO/2023 RECESSO

OBS: As datas das reuniões estão sujeitas a alterações.

Os dias e horários de atendimento da secretaria ao público em geral e aos pesquisadores serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, presencialmente, por e-mail e/ou por telefone, de fevereiro a dezembro. No mês de janeiro, as atividades do CEP/UCSAL estarão suspensas por motivo de recesso anual.

O CEP/Católica informa à comunidade científica que, em razão do isolamento social, o calendário das reuniões mensais está sendo cumprido de forma virtual.

ATENÇÃO! Nos meses de janeiro e julho o CEP/Católica está em recesso para análise de Projetos de Pesquisa, sendo que em julho a secretaria do CEP está disponível para atender à comunidade acadêmica e científica para outras demandas.[/vc_column_text][/vc_tta_section][/vc_tta_tour][vc_column_text]

Relação dos MEMBROS do CEP/Católica

Assistente Administrativa: Cristiane Lima dos Santos – PPPG.

 

MEMBROS ATO INÍCIO TÉRMINO MANDATO
Prof.ª Dra. Eliana Sales Brito/Coordenadora

http://lattes.cnpq.br/3707991326918988

Ato nº05/2022 05 de setembro 2022 05 de setembro de 2025       4º Mandato
Prof.Dra. Ana Maria Fernandes Pitta

http://lattes.cnpq.br/6774614083110510

Ato nº05/2022 05 de setembro 2022 05 de setembro de 2025 4º Mandato
Prof. Dr. Adilton Pinto Lopes /Membro

http://lattes.cnpq.br/6686237141127532

Ato nº 022/2020 05 de março de 2020 05 de março de 2023 1º Mandato
Prof.ª Ms. Fernanda Cardeal Mendes/Membro

http://lattes.cnpq.br/7337133514451478

Ato nº05/2022 05 de setembro 2022 05 de setembro de 2025 4º Mandato
Prof.ª. Dra. Fernanda Ravazzano Lopes Baqueiro/ Vice coordenadora 

http://lattes.cnpq.br/4467472261481697

Ato nº35/2022 05 de setembro 2022 05 de setembro de 2025 1ºMandato
Prof. Dr. João Marcos de Oliveira Cavalcanti /Coordenador

http://lattes.cnpq.br/2834595793420157

Ato nº 35/2022 05 de setembro 2022 05 de setembro de 2025 1º Mandato
Prof.ª Dra. Sara Nunes Vaz/Membro

http://lattes.cnpq.br/4053660971033232

Ato nº35/2022 05 de setembro 2022 05 de setembro de 2025 2º Mandato
Prof.Dr. José Luis Sepúlveda Ferriz

http://lattes.cnpq.br/9871390721467286

Ato nº35/2022 05 de setembro 2022 05 de setembro de 2025 1º Mandato
Sra. Maria Lúcia da Costa e Silva Lage

http://lattes.cnpq.br/8141236963452750

Membro 1-  Representante dos Participantes de Pesquisa (RPP) indicada pela Indicada pela Associação Abraço às Famílias com Crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus e outras Malformações no Sistema Nervoso Centra

Carta de indicação em 11 de novembro de T. do mandato2025 11 de novembro de 2022 1º Mandato
 Sra.  Selma Pereira Santiago                                            Carta de indicação em 16de novembro de 2022. T. Mandato 16 de novembro de 2025 1º mandato

 http://lattes.cnpq.br/5551201753981880

 Membro 2-  Representante dos Participantes de Pesquisa (RPP) indicada pela Associação Educativa e Cultural Arte Ger’ação que acolhe às crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social na Península Itapagipana.

   Cristiane Lima dos Santos / Assistente Administrativa:

  Atualizado em 21 de novembro de 2022

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]